Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Seminário discute relações entre fotografia e experiência no CCJF

 

O Centro Cultural Justiça Federal sediará de 14 a 16 de agosto 2012 das 18h30 às 21h, o Seminário internacional Fotografia e Experiência: os desafios da imagem na contemporaneidade, que visa discutir a noção de “experiência” presente nos discursos teóricos sobre arte na contemporaneidade, em particular na fotografia. O evento propõe a articulação de três mesas de debate envolvendo um teórico estrangeiro e quatro brasileiros de diferentes estados do país.

São pesquisadores de expressão e reconhecimento na área da fotografia e da cultura visual como André Gunthert (École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris/França); Mauricio Lissovsky (ECO/UFRJ), César Guimarães (UFMG), Antonio Fatorelli (ECO/UFRJ) e Ronaldo Entler (FAAP/SP).

Como parte da programação, também acontecerá no dia 22 de agosto um bate-papo sobre fotografia a partir dos livros e publicações presentes na biblioteca do CCJF, também às 18h30.

O seminário busca atingir estudantes, professores, pesquisadores, artistas e demais públicos interessados neste diálogo interdisciplinar, que pretende debater questões sobre a experiência da fotografia no atual cenário cultural tecnológico.  A noção do termo “experiência” está sendo utilizada com sentidos diferentes, nos mais variados campos. Os artistas não cessam de ressaltar a qualidade da experiência em suas obras, os críticos descrevem as obras através das possibilidades de experiências, e pesquisadores apontam para o surgimento de uma nova modalidade de experiência com as imagens a partir das tecnologias digitais. A intenção do Seminário é mapear e refletir sobre isso.

O evento é proposto pelo Laboratório Fotografia, Imagem e Pensamento da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), organizado pelas professoras da ECO/UFRJ e integrantes do Laboratório, Teresa Bastos e Victa de Carvalho, pesquisadoras da área de fotografia e arte com apoio da Pós-Graduação da Escola de Comunicação,  da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ; da Coordenação de Aperfeiçoamento de  Pessoal de Nível Superior – CAPES e do Centro Cultural Justiça Federal – CCJF.

 

Programação

Serão três dias de debate, cada um com uma abordagem específica dentro do tema do Seminário. A mesa de abertura contará com a participação do palestrante estrangeiro (com tradução simultânea) e as demais contarão com a presença de dois teóricos brasileiros de diferentes estados. Cada palestrante terá de 30 a 40 minutos para apresentação. Após haverá abertura de debate, com perguntas da mesa e do público, com duração de 30 minutos. A composição das mesas busca um diálogo produtivo entre os participantes, de modo a evidenciar o caráter heterogêneo da temática, a troca de saberes e múltiplos olhares. A inscrição é por ordem de chegada.

 

14/08 (terça-feira) – 18h30

Mesa de Abertura: Fotografia e experiência: os desafios da imagem na contemporaneidade

Palestrante: André Gunthert (École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris/França)

(com tradução simultânea)

 

15/08 (Quarta-feira) – 18h30

Mesa 01: A Fotografia e a experiência do real

Mauricio Lissovsky (UFRJ) e César Guimarães (UFMG)

Sinopse: o debate contemporâneo da imagem em seus mais variados campos

contempla a apreensão do real. Onde está o real? Como a experiência das

imagens e com as imagens pode traduzi-lo, subvertê-lo, criá-lo?

 

16/08 (Quinta-feira) – 18h30

Mesa 02: Entre o fotográfico e o cinemático -

Antonio Fatorelli (UFRJ) e Ronaldo Entler (FAAP-SP)

Sinopse: As novas tecnologias vem provocando deslocamentos no âmbito tanto da afecção, percepção e apreensão das imagens, como no pensamento crítico e da prática artística. Fotografia expandida, imagens interativas evidenciam o cenário visual contemporâneo.

 

Mini-curriculum dos Palestrantes

André Gunthert Pesquisador  e especialista em cultura visual . Professor da École des hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), de Paris, onde dirige o Laboratoire d´histoire visuelle contemporaine (Lhivic http://lhivic.org/) desde 2005 . Criador em 1996 da revista Etudes photographiques (http://etudesphotographiques.revues.org), primeira publicação científica francófila consagrada à história da fotografia e autor de numerosos artigos e obras consagradas à história das práticas de imagens, com destaque para o livro : L´instant rêvè. Albert Londe (Chambon, 1993). É co-autor com Michel Poivert do livro L´Art de la photographie (Éditions Citadelles-Mazenod, 2007, prêmio da Academia Francesa de Belas Artes). Criou em 2003 a lista de discussão especializada  Photohist ; em 2005 o primeiro blog consagrado aos estudos visuais:  Actualités de la recherche en histoire visuelle ; e em 2009 a primeira mídia social de ensino e pesquisa Culture Visuelle. Seus trabalhos atuais versam sobre os novos usos das imagens digitais e as formas visuais da cultura popular.

 

Mauricio Lissovsky – Historiador, roteirista de cinema e TV, doutor em Comunicação, professor e coordenador do Programa Pós-Graduação em Comunicação da ECO/UFRJ Pesquisa e escreve principalmente sobre história e teoria da fotografia, e também publicou livros e ensaios sobre cinema, arquitetura, memória e arquivos. Membro do Advisory Board do Centre for Iberian and Latin American Visual Studies (CILAVS), Birkbeck College, Universidade de Londres e do Comitê Científico das revistas DEVIRES (UFMG) e PERIFERIA (UERJ). Em 2008, publicou A Máquina de Esperar: origem e estética da fotografia moderna, Editora Maud. É autor de inúmeros artigos na área de fotografia e imagem.

 

César Guimarães  – Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerai e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAFICH-UFMG.  Pesquisador do CNPq e editor da revista Devires: Cinema e Humanidades.  Autor de Imagens da memória (Ed. da UFMG, 1995) e organizador de Comunicação e experiência estética (Ed. da UFMG, 2006), O comum e a experiência da linguagem (Ed. da UFMG, 2007), Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano (Ed. Autêntica, 2006) e Entre o sensível e o comunicacional (Ed. Autêntica, 2010). É coordenador do Grupo de Pesquisa “Poéticas da experiência”.  Atualmente desenvolve a pesquisa “O real e a cena: documentário e ficção no cinema contemporâneo”.

 

Antonio Fatorelli –  Professor Associado da Escola de Comunicação da UFRJ, coordenador do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento da ECO-UFRJ e pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ). Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui Pós-dourado pela Princeton University. Atualmente desenvolve os projetos ‘Entre o instantâneo e a duração’, ‘Transcinema: fotografia e cinema nas imagens interativas’, e participa do projeto integrado ‘Cinema no campo ampliado: entre cinema e arte contemporânea’. É autor de Fotografia e viagem: entre a natureza e o artifício. (Ed. Relume Dumará, 2003), e editor de Limiares da imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea. (Ed. Mauad, 2006) e Fotografia e novas mídias. (Ed. Contra Capa, 2007).

 

Ronaldo Entler – Professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP São Paulo – Fundação Armando Álvaro Penteado, e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios do IA-Unicamp. É doutor em artes pela ECA-USP. Doutor em artes pela ECA-USP;  Pós-doutor em multimeios pelo IA-Unicamp. Atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995. Fundador do blog sobre fotografia Icônica http://iconica.com.br/blog/


Serviço
Seminário Internacional  Fotografia e Experiência: os desafios da imagem na contemporaneidade
Local: Sala Cinema do Centro Cultural  Justiça Federal,  Cinelândia  – Rio de Janeiro

Data: 14, 15 e 16 de agosto 2012

Horário: 18:30 às 21 h

Tradução simultânea da palestra do convidado  estrangeiro
Promoção: Laboratório Fotografia, Imagem e Pensamento da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ)

Apoio: FAPERJ, CAPES, Pós-Graduação ECO/ UFRJ, UFRJ

Assessoria de Imprensa

Teresa Bastos:  (21) 88634613

Milena Campe:  (21) 79310007

E-mail: fotografiaeexperiencia@gmail.com

Blog: http://fotoexperiencia.wordpress.com

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.199 outros seguidores