Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Quanto custa ser fotógrafo?

Enviado por Eduardo Becker
quanto_custa_ser_fotografo_cesar_ovalle.jpg
A resposta para a pergunta do título desse artigo poderia parecer óbvia em um primeiro momento. Basta calcular o quando foi investido em equipamentos, somar os custos de produção de cada trabalho mais a sua diária e pronto, você já tem a resposta. Mas as coisas não são tão simples assim. Aliás, é impressionante a quantidade de fotógrafos – inclusive profissionais – que erram a resposta.
Conhecer os custos do seu trabalho é algo que vai muito além da velha fórmula dos custos fixos e variáveis. Se você já atua na área profissionalmente ou pretende atuar, deve saber que há muitas coisas que representam custos, mas que passam despercebidas para muitos fotógrafos.
Isso ocorre porque muita gente entra para a fotografia a partir de uma paixão pessoal. E quando falamos de paixão, vocação e amor à profissão, relevamos muitas coisas que deveriam ser contabilizadas em função da crença de que, se estou me divertindo então não olho para os custos daquilo que faço.
abc_fotografia.png
Independente do amor que você sente pela fotografia, no momento em que decide tirar dela o seu sustento, tudo o que representar custo deverá ser levado em conta, sob o risco de você acabar trabalhando no vermelho.

 

 

Leia o artigo completo na pagina do Fotografe Uma Ideia, clicando aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s