Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Fotógrafo inflama debate sobre retoques na era digital

Foto: AFP

A polêmica já rola há bastante tempo e foi abordada pelo fotógrafo Sante D’Orazio há algumas semanas, em venda especial de suas obras na Christie’s, em Nova York. O artista compartilhou suas ideias sobre o assunto “Photoshop”. Para ele, que trabalhou na era das supermodelos e fotografou (com filme) grandes ícones da moda, retoques pesados tiram a personalidade dos retratos e acabam com a fotografia de moda. “Este é o perigo na pós-produção digital. As pessoas não têm noção de anatomia”, disse Sante, que ainda tem todo seu equipamento analógico.

É verdade que não faltam gafes em anúncios e editoriais de moda quando o assunto é anatomia (veja algumas delas logo abaixo). Modelos com partes do corpo faltando, sobrando, etc. Existe até o “reverse retouching”: é como chamam o retoque que dá às moças muito magras uma aparência mais saudável.

Governos de alguns países, como Israel, já instauraram leis para regulamentar o uso de Photoshop em fotos publicadas pela imprensa. Os exemplos abaixo são casos extremos. É claro que a manipulação permite que muitos trabalhos incríveis sejam feitos. Mas fica um questionamento interessante para quem trabalha com fotografia.

 

Continue lendo no site da Fhox, clicando aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s