Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Fotografia do Pará aporta em São Paulo

Única galeria do norte e nordeste a integrar a lista de participantes da Feira de Fotografia SP-Arte/Foto 2013, a Kamara Kó, de Belém, reúne 17 artistas que fazem parte do atual cenário da fotografia contemporânea no Pará. Serão apresentadas no evento obras de cada um dos artistas agenciados, com produções a partir de diferentes técnicas e conceitos fotográficos: do preto e branco clássico ao colorido alegórico; da cianotipia que remete à produção das primeiras imagens fotográficas às fotos com sobreposições; do real das religiões ao vazio simbólico dos espaços de uma casa.

Essa dinâmica de produção diversificada é fruto da intensa troca de experiências sobre a prática fotográfica em Belém, iniciada no começo dos anos 80 e que ainda permanece viva na capital paraense, sendo disseminada por meio de ações constantes sobre fotografia. A Kamara Kó agrega artistas dessas diferentes gerações, que ao longo dos anos foram desenvolvendo trabalhos artísticos com a imagem. As obras da galeria apresentam esse cenário em constante transformação, com imagens que se relacionam com mudanças estéticas, conceituais e tecnológicas.

Alguns dos artistas agenciados pela Galeria são: Miguel Chikoka, que assina a imagem de uma das peças de divulgação da SP-Arte/Foto 2013 e tem importante contribuição para a formação de uma geração de fotógrafos paraenses; e Alberto Bitar e Guy Veloso, que participaram das últimas duas edições da Bienal de São Paulo. Outros artistas agenciados: Anita Lima, Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Bob Menezes, Claudia Leão, Keyla Sobral, Roberta Carvalho, Danielle Fonseca, Pedro Cunha, Flavya Mutran, Ionaldo Rodrigues, Mariano Klautau, Octavio Cardoso e Walda Marques.

CELEBRAÇÃO

Com apenas dois anos de funcionamento, o contato da galeria com os artistas paraenses, no entanto, não é recente. Antes de ter o status de lugar onde se encontram obras de arte, a Kamara Kó funcionava como agência de imagens. Criada em 1991, a função de apenas um banco de fotografias foi sendo expandida, e conceitualmente, a proprietária da galeria, Makiko Akao, aproveitou a vasta experiência de discussões e projetos nessa área para inaugurar o espaço artístico em 25 de agosto de 2011.

Ela explica que acompanhou, ao longo das últimas duas décadas, uma mudança no paradigma da fotografia e no entendimento da imagem dentro das discussões sobre arte contemporânea. “A nossa missão é trabalhar para divulgar a produção dos artistas, então criamos um espaço de fomento ao mercado de arte. Existem muitos incentivos para criação artística, mas para comercialização da produção ainda faltavam espaços, e precisamos também escoar essa produção, mostrar o que os artistas têm produzido”,diz Makiko Akao.

A partir da ideia de mostrar ao público obras de arte não somente a partir do viés mercadológico, Makiko Akao acredita na realização sistemática de atividades que possam proporcionar trocas de experiências com o mundo das artes. Isso se demonstra em projetos realizados além do espaço expositivo, com a difusão do que vem sendo produzido pelos artistas paraenses, como lançamento de revistas, promoção de eventos com públicos diferenciados, e fortalecimento de parcerias com instituições de artes.

EVENTO

A SP-Arte/Foto – Feira de Fotografia de São Paulo – foi fundada em 2007 por Fernanda Feitosa e hoje se firma como o mais importante encontro de fotografia da América Latina.

O evento é gratuito e reúne galerias de arte nacionais e estrangeiras, além de apresentar uma oportunidade única para se travar contato com artistas, críticos e diferentes profissionais da área.

 

Fonte: http://www.diariodopara.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s