Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Como uma fotografia pode mudar vidas

Enviado por Helosa Araujo
como_uma_fotografia_pode_mudar_vidas.jpg
Antigamente, a fotografia caseira servia para documentar eventos importantes, momentos chaves da vida, encontros marcantes e datas comemorativas. Um clique valia muito e o rolo do filme não era barato; revelar, além de ser um contra-tempo, também não era barato. Além de todos esses gastos que limitavam a utilização de uma câmera caseira, não era tão fácil encontrar umfotógrafo para todas as horas. Não podemos deixar de mencionar a falta de exigências. A busca pelo diferencial, um olhar ousado, ângulos e composições diferentes são características da situação atual da fotografia. Os fotógrafos de antes não precisavam se esforçar para fazer diferente. Era preciso apenas o básico – já bastava o esforço usando o método analógico – , porque os clientes não conheciam o diferente. A ousadia era para grandes fotógrafos nafotografia documental, não da categoria fotografia social.
abc_fotografia.png
As câmeras digitais e o famoso Fotolog fizeram com que a fotografia mudasse seu foco, objetivo, sentido e perspectiva. E, consequentemente, a vida de muitas pessoas. Quem não era filho de artista, mas sempre procurou fotografar seus filhos desde pequenos (o meu caso), sentiu um avanço brutal na forma de usar uma imagem. Depois dessas grandes mudanças tecnológicas das quais todos estamos cansados de ouvir falar, a fotografia acabou causando um grande ajuste na forma de ver (literalmente) a vida. As redes sociais, Facebook Instagram principalmente, facilitaram a divulgação da imagem, do que acontece no cotidiano de casa um. As postagens são uma revelação do estilo de vida, da forma de pensar e ver. Um simples recorte, uma passagem da vida ganhou importância extrema.
como_uma_fotografia_pode_mudar_vidas_1.jpg
foto: Stephanie Pana
como_uma_fotografia_pode_mudar_vidas_4.jpg
foto: Cindy Loughridge
Apesar disso, hoje parece que esse assunto já não é mais novidade e as pessoas estão cada vez mais acostumadas ao diferente. O ousado passou a ser apenas o aceitável. Fotografar tornou-se uma rotina de olhar crítico para muitos – muitos que não são fotógrafos nem entendem o processo do que está acontecendo; não conseguem transformar em palavras as suas atividades, nem em teoria suas práticas.
A fotografia modificou o olhar, deu valor aos pequenos detalhes da vida. As redes sociais e as muitas ferramentas que as envolvem, que muitos de nós já tachamos de “futilidades“, participaram da grande reforma do olhar pela qual todos passamos.
Numa época em que os desastres, a desordem e a falta de tempo parecem reinar, a fotografia é a esperança de transformação, porque documenta tudo e todos em momentos agradáveis e de diversão. Assim, a fotografia passa a ser uma ponte extremamente importante para tudo o que é bom, para um rumo melhor, uma vida melhor, não apenas para chocar, mas para emocionar e alegrar os corações de todos com documentações singelas de um dia qualquer, de uma pessoa qualquer, num momento qualquer.
como_uma_fotografia_pode_mudar_vidas_5.jpg
foto: Kelly Mason
como_uma_fotografia_pode_mudar_vidas_2.jpg
foto: Lenin Glass

Foto do topo:
Jordan Voth

Artigo de:

helosacaraujo.jpgHelosa Araújo

 

 

Fonte: http://fotografeumaideia.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s