Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Enquadramento na fotografia de culinária

Mais um ótimo artigo do site Fotografia DG.

Um segmento muito especifico da fotografia, mas quem gosta sem duvida vai curtir esse artigo.

 

Vamos falar um pouco sobre enquadramentos, planos e cortes na fotografia de culinária. Na verdade esses elementos devem ganhar a mesma importância e tratamento que na fotografia convencional, apenas algumas coisa considerações especificas relacionadas a demandas comerciais e especificidades de produção devem ser acrescentadas.

Sobre o enquadramento, teremos a principio, três possibilidades, o vertical, o horizontal e o corte quadrado. Cada um desses tem um sentindo fotográfico de maior relevância e uso de mercado mais comum. Entender esses pontos será fundamental para que o fotógrafo potencialize a visibilidade de seu trabalho e atenda de maneira adequada seus clientes.[private]

Enquadramento Vertical

O enquadramento vertical é utilizado para a grande maioria das publicações editoriais, principalmente as que utilizam uma única imagem ocupando toda a capa e para as que usam fotos em paginas cheias, normalmente são publicações mais caras e sofisticadas, dirigidas para um publico mais selecionado e de poder aquisitivo maior, ou seja, revistas de alta gastronomia. Essas imagens também são utilizadas em publicações mais populares, em que a capa possui inúmeras imagens e em paginas com fotos entre textos e receitas, mas nesse caso, ganham cortes na diagramação e seu sentido vertical é suavizado e muitas vezes até descaracterizado tornando-se uma imagem quadrada. A maior parte dos catalogo e cardápios possuem esse corte ou utilizam imagens nesse formato.

Imagem 01 Revista Menu 450x590 Enquadramento na fotografia de culinária

Publicação especializada, imagem única em pagina inteira.

Imagem 02 Revista Palmirinha 450x601 Enquadramento na fotografia de culinária

Publicação popular, diversas imagens na pagina, sentido vertical atenuado.

Esteticamente, o enquadramento vertical cria imagens de maior vigor e impacto visual, a moldura da imagem gera linhas verticais e o fotógrafo pode, e muitas vezes deve, compor imagens em que suas linhas internas acompanhem esse eixo, de maneira paralela ou diagonal, assim propicionando que o resultado final tenha essa mesma imponência, própria da verticalidade.

Imagem 03 Tomate cereja recheado 6255 450x675 Enquadramento na fotografia de culinária

Tomate-cereja recheado
Linhas verticais internas da imagem seguem o sentido da moldura e intensificam seu vigor.

Outro ponto importante é a sensação de força gravitacional emprestada de nossa sensação física para nossa percepção visual, assim nosso olhar tende a percorrer toda a imagem de cima para baixo e repousar na região inferior da composição, por esse motivo, é recomendável que esse seja o ponto em que o elemento principal esteja posicionado.

Como o enquadramento vertical sugere que o sujeito/objeto esteja na parte mais abaixo da imagem, é recomendável que essa seja a área em que esteja o primeiro plano, sobrando para a parte superior o segundo plano e fundo, ou seja, os elementos de profundidade. Essa é umas das grandes dificuldades desse tipo de enquadramento, pois, a produção de cena, deve preencher toda a área da imagem que não for ocupada pelo elemento principal, isso sem chamar demasiada atenção para si, portanto, deve compor o plano de fundo de forma sutil, mas completa.

Imagem 04 Salada enroladinho italiano 6354 450x675 Enquadramento na fotografia de culinária

Salada enroladinho italiano
Segundo plano e fundo atuando com sentido coadjuvante.

Alguns objetos e pratos culinários possuem uma forma especifica que impossibilita que o elemento em primeiro plano fique na parte inferior da imagem, é o caso das taças e pratos montadas em andares, nesses casos as dificuldades em compor o plano de fundo e menor, pois, o primeiro plano irá ocupar maior área da imagem.

Imagem 05 Salada de camarões 1710 450x675 Enquadramento na fotografia de culinária

Primeiro plano não esta na parte inferior da imagem.

Outras possibilidades de exploração estética e demandas de mercadas estão relacionadas a outros enquadramentos, e até mesmo um entendimento mais profundo sobre os conceitos vistos aqui, são possíveis ao compara-los a outros formatos, portanto, na próxima oportunidade continuaremos a explorar mais a fundo esse assunto.[/private]

Fonte: http://www.fotografia-dg.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s