Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

A luz sobre a escravidão moderna

Enviado por Francine de Mattos
lisa_kristine_modern_day_slavery.jpg
Nos últimos dois anos, a fotógrafa e ativista Lisa Kristine viajou o mundo registrando a dura e inacreditável vida de pessoas que vivem o que podemos chamar de “escravidão moderna”. A fotógrafa, que já trabalha há 28 anos registrando culturas indígenas em mais de 70 países, foi apresentada ao problema pela ONG Free the Slaves (Libertem os Escravos) em 2009. Em uma conversa com o diretor da ONG, Lisa aprendeu sobre a escravidão e, ao fim, sentiu-se envergonhada por sua falta de conhecimento sobre as atrocidades que acontecem em silêncio pelo mundo. Questionou, então: “Se eu não sei, quantas outras pessoas também não sabem?”.
Estima-se que haja, hoje, mais de 27 milhões de pessoas escravizadas. O número é maior que a quantidade de escravos comercializados vindos da África entre os anos de 1450 e 1900. Essa cruel atividade gera um lucro para os senhores de escravos de mais de 13 bilhões de dólares todos os anos.
diversos.png
Famílias inteiras são desfeitas na promessa de um emprego, de educação de qualidade e de melhores oportunidades de vida. Viajam na esperança de encontrar dignidade, mas são forçadas a trabalhar 17 horas diárias sem pagamento e sob ameaças de rígida violência, sem o direito do livre arbítrio.
A fotógrafa contou em sua palestra que enquanto fotografava pessoas trabalhando silenciosamente numa olaria na Índia, expostas a temperatura de 50°C e uma densa nuvem de poeira, sua câmera parou de funcionar diversas vezes. A cada 20 minutos, Lisa corria para o carro para limpar e refrigerar seu equipamento no ar condicionado. Sentada lá dentro, observando aquelas pessoas pensou: “Minha câmera está tendo um tratamento bem melhor que estas pessoas.” Contou também que, ao voltar para os fornos, sentiu uma vontade incontrolável de chorar, mas não pôde porque qualquer demonstração de afeto naquela situação só prejudicaria ainda mais a situação dos escravos.

“No Himalaia, encontrei crianças carregando pedras por milhas abaixo em terrenos montanhosos até caminhões esperando nas estradas. As grandes folhas de ardósia eram mais pesadas do que as crianças que as carregavam, e elas as levavam na cabeça usando correias artesanais de vara, corda e tecido rasgado”, relembra Lisa.

lisa_kristine_com-stratum-nepal.jpg
lisa_kristine_com-orange-india.jpg
lisa_kristine_com-inferno-nepal.jpg
lisa_kristine_com-stacking-nepal.jpg
As muitas histórias contadas e registras por Lisa fazem parte do projeto “Modern Day Slavery”, cujo grande objetivo é lançar uma luz sobre a escravidão. Em campo, Lisa levou imensas velas consigo e, com ajuda do intérprete, transmitiu às pessoas que fotografava o seu objetivo:iluminar suas histórias e sofrimento. Eles sabiam que suas fotografias seriam vistas por todo o mundo.

“Eu realmente acredito que se pudermos olhar uns aos outros como seres humanos companheiros, então irá se tornar muito difícil tolerar atrocidades como a escravidão. Estas fotografias não são de problemas. São de pessoas, pessoas reais, como vocês e eu, e todas merecem os mesmos direitos, dignidade e respeito nas suas vidas.”

lisa_kristine_com-blue-red-black-india.jpg
lisa_kristine_com-enslaved-ghana.jpg
lisa_kristine_com-fish-ghana.jpg
lisa_kristine_com-fishing-boats-ghana.jpg
lisa_kristine_com-free-child-india.jpg

lisa_kristine_com-blue-hand-ghana.jpg

lisa_kristine_com-freedom-ghana.jpg
lisa_kristine_com-price-of-gold-ghana.jpg
lisa_kristine_com-powder-ghana.jpg
lisa_kristine_com-silk-dyers-hands-india.jpg
Assista a palestra da fotógrafa (Filmado no TEDxMaui)
Lisa Kristine: Fotos que testemunham a escravidão moderna 
Conheça mais do trabalho da fotógrafa:
Lisa Kristine

francine_de_mattos.jpg

Francine de Mattos

 

Fonte: Fotografe Uma Ideia!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s