Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

LUMIX FT5

À prova de tudo.

Nos últimos anos o crescimento do mercado de smartphones teve como efeito colateral uma enorme quebra de vendas nas chamadas “máquinas digitais compactas”. Nesta nova realidade as principais marcas dedicadas à fotografia tiveram que se adaptar e apostar, de forma natural, pelos mercados de nicho: SLRs e Bridges (mais dedicadas aos amantes da fotografia); máquinas de Aventura/Tought (para um consumidor mais jovem). É neste segundo segmento que encontramos a Lumix FT5, a mais recente aposta da Panasonic.

Devo admitir que depois de muito tempo atento ao mercado de máquinas compactas, neste últimos anos tenho prestado menos atenção. Provavelmente não serei apenas eu. A verdade é que a sua utilização deixou de fazer sentido em muitas situações. Contudo existem momentos que nem um smartphone nem uma SLR conseguem captar. É exactamente nessas ocasiões que uma máquina como a Lumix FT5 brilha. A sua principal caracteristica é ser “à prova de quase tudo” – à Prova de Água, à Prova de Choque, à Prova de Frio, à Prova de Pó e Resistência à Pressão – sendo assim ideal para levar para férias, seja na praia ou na neve ou até mesmo em altitude.

Principais Especificações (lista completa aqui):

Dimensões (largura x altura x profundidade) 109.2 x 67.4 x 28.9 mm / (4.30 x 2.65 x 1.14 inch)
Peso Aprox. 188g sem Bateria e Cartão de Memória SD (0.41 lb) / Approx. 214g com Battery e SD Memory Card (0.47 lb)
Píxeis Efetivos da Câmara 16.1 Megapixels
Tamanho do Sensor/ Píxeis Totais / Filtro: Sensor MOS de Alta Sensibilidade tipo 1/2.33 / Total de 17.5 Megapíxeis / Filtro Cor Primária
Lentes – Abertura: F3.3 – 5.9 / 2 níveis (F3.3 / 10(W), F5.9 / 18(T))
Zoom Ótico: 4.6x
Distância de Focagem: f=4.9 – 22.8mm (28 – 128mm in 35mm equiv.) / (33-140mm em 35mm equiv. na gravação de vídeo)
Zoom Ótico Extra (EZ): 5.9x (4:3 / 10M), 8.4x (4:3 / 5M), 10.5x (abaixo de 3M)
Zoom Inteligente: 9.3x
Lentes: LEICA DC VARIO-ELMAR / 10 elementos em 8 grupos / (5 Lentes Asféricas/ 6 Superfícies Asféricas / 1 ED Lens) / Vidro Anti-embaciamento
2- Velocidade de Zoom
Imagem Estática: JPEG (DCF/Exif2.3), DPOF / 3D Image: MPO / Vídeo: AVCHD, MP4

Durante o tempo em que tive oportunidade de testar a máquina utilizei-a principalmente em situações que “metem água”, seja na praia ou piscina. Deixo aqui algumas imagens que mostram a qualidade das fotografias:

Embora seja uma máquina desenhada para condições extremas, as suas dimensões e peso não são impeditivas para a utilização no dia-a-dia.

 

Uma das fortes caracteristicas da Lumix são as inumeras opções de conectividade, das quais destaco o NFC e Wifi. Com o NFC é possível tirar uma foto com a camera e transferi-la rapidamente para um dispositivo que tenha também essa tecnologia (necessita também de ter a aplicação “Image App” instalada – disponível gratuitamente para iOS e Android). A Lumix FT5 permite também a criação de um ponto Wifi. Estando criado basta um qualquer dispositivo ligar-se e através dessa ligação é possível, para além de transferir imagens, comandar a câmera à distância (tudo através da aplicação “Image App”). Infelizmente a ligação Wifi não é “à prova de água” pelo que não é possível colocar a camera debaixo de água e remotamente tirar fotografias. Também é possível utilizar o Wi-Fi Direct™ que permite a reprodução directa de imagens em alguns dispositivos DLNA – compatível VIERA HDTV.

O GPS é compatível com GLONASS, o que aumenta ainda mais a sua precisão. Mostra o nome do País/Região, Estado/Prov./País, País/Distrito, Cidade/Vila, e a informação das fronteiras mundiais. As fotografias e vídeos com os nomes locais são automaticamente organizadas na câmara para serem mais fáceis de encontrar e recém-adicionada função de registo permite memorizar as distâncias das viagens, o que pode ser exibido na aplicação do Google Earth. A bússola, o altímetro e mesmo o barómetro são adotados em uso exterior.

CONCLUSÃO

A experiência de utilização da Lumix FT5 foi excelente a todos os níveis. Fiquei bastante surpreendido com a qualidade das imagens e sendo uma camera “todo o terreno” estive sempre descansado e despreocupado com areia, pó e pequenas quedas. Este tipo de dispositivo parece-me ser o futuro mais provável das cameras compactas. Esta camera é um excelente complemento para quem já tem um smartphone e uma SLR mas também pode muito bem ser a única camera “da casa” para a grande maioria das pessoas porque é realmente muito versátil.

 

Fonte: http://www.ruadebaixo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s