Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Fotógrafo italiano Luigi Ghirri ganha mostra inédita no Brasil

Obra de Ghirri começou a ser redescoberta somente após sua morte.
Exposição com quase 200 fotografias acontece em São Paulo.

Do G1, em São Paulo

 

Parigi, 1972 (Foto: Courtesy©Eredi Ghirri)Parigi, 1972 (Foto: Courtesy©Eredi Ghirri)

A exposição Luigi Ghirri. Pensar por imagens. Ícones, Paisagens, Arquitetura é uma das maiores exposições já realizadas sobre o fotógrafo italiano, figura fundamental da cena artística italiana, redescoberto após sua morte precoce na década de 90.

Segundo a curadoria a mostra foi organizada seguindo três caminhos centrais ao seu universo: a investigação dos ícones visuais que povoam o mundo contemporâneo; uma releitura da paisagem italiana, baseada num profundo conhecimento da história da arte; e uma indagação sobre os modos de viver, habitar e perceber o espaço.

Em um de seus textos publicados no livro Kodachrome, de 1978, Ghirri resume o sentido do seu trabalho. “O sentido que procuro dar a meu trabalho é o de verificar como seria ainda possível desejar e enfrentar a estrada da consciência para poder, enfim, distinguir a identidade precisa do homem, das coisas, da vida, diante da imagem do homem, das coisas, da vida”.

Ghirri contribuiu, na década de 1970, para que a fotografia ganhasse importância artística na Itália. À tradição pictórica de seu país, uniu a sedução da fotografia colorida e da fotografia amadora.

Em São Paulo, serão expostas quase 200 fotografias, a maior parte delas cópias de época, além de provas de impressão, livros  e outros objetos que ajudarão entender a carreira do fotógrafo que foi também um grande pensador da fotografia. Em fevereiro a mostra segue para o IMS do Rio de Janeiro, onde ganha cem novas obras.

Luigi Ghirri. Pensar por imagens. Ícones, Paisagens, Arquitetura
de 23 de novembro de 2013 a 26 de janeiro de 2014
Entrada franca
Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis

Alpe di Siusi, 1979 (Foto: Courtesy Fototeca Biblioteca Panizzi, Reggio Emilia)Alpe di Siusi, 1979 (Foto: Courtesy Fototeca Biblioteca Panizzi, Reggio Emilia)
Versailles, 1985 (Foto: Courtesy Fototeca Biblioteca Panizzi, Reggio Emilia)Versailles, 1985 (Foto: Courtesy Fototeca Biblioteca Panizzi, Reggio Emilia)
Bologna, Studio di Giorgio Morandi, 1989-1990 (Foto: Courtesy ©Eredi Ghirri)Bologna, Studio di Giorgio Morandi, 1989-1990 (Foto: Courtesy ©Eredi Ghirri)
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s