Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Fotografia ganha destaque na exposição que encerra o ano no Museu de Arte de Santa Catarina

 

Fotografia ganha destaque na exposição que encerra o ano no Museu de Arte de Santa Catarina

A fotografia é a vedete da última exposição de 2013 do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

 

De 12 de dezembro a 2 de fevereiro de 2014, o público poderá conferir as mostras Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos; e Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand, com entrada gratuita.

Como atividade complementar da exposição, no dia 13 de dezembro, das 14h às 18h, a fotógrafa Luzia Renata da Silva e a curadora Maria Lucila Horn ministram a oficina Fotografia contemporânea: Reflexões sobre a experiência. As inscrições estão abertas pelo telefone (48) 3953-2324 (de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h) e têm vagas limitadas a 20 participantes. Ainda no dia 16 de dezembro, às 19h, está marcada uma conversa com os artistas, também no Masc.

Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos

Com curadoria de Lucila Horn e Paulo Greuel e participação de 44 fotógrafos, entre convidados e obras do acervo do Masc, a mostra é uma extensão da programação do evento Floripa na Foto 2013. Participam da exposição Alessandro Gruetzmacher, André Paiva, Andrea Eichenberber, Betinha Trevisan, Caio Cezar, Cláudia Zimmer, Cláudio Brandão, Danísio Silva, Dirce Korbes, Fabiola Scaranto, Fernanda Kock, Fernando Weber, Filipe Berndt, Giba Duarte, Heleno Bernardi, Heloisa de Oliveira, Ian Campigotto, Joyce Mussi, Juliana Hoffmann, Karina Zen, Kazuo Okubo, Leticia Cardoso, Lu Renata, Marcio Martins, Marco Giacomelli, Marcos Schefer, Otávio Nogueira, Paulo Gaiad, Priscila Prade, Roberto Forlin, Scott Macleay, Susana Pabst, Thaiz Zumblick, Fabiana Wielewicki, Giovana Zimermann, Helô Espada, Julia Amaral, Lela Martorano, Miguel do Rio Branco, Odires Mlászho, Pedro David, Pedro Motta, Rochele Costi e Traplev.

Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand

No vão central do Masc, estarão 13 das 26 fotografias de Paulo Greuel que integram a Coleção Chateaubriand do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A fotografia de Paulo Greuel não segue uma intenção, uma tendência, um estilo ou uma mensagem. O que a rege é uma ética artística de prática cotidiana, relacionada somente às condições representadas por ela mesma. “Eu não sigo mainstreams, conceitos pré-estabelecidos ou uma razão especial a não ser um certo prazer voyeurista em criar imagens fotográficas“, afirma o fotógrafo. E segue: “Vejo a fotografia como a pintura do nosso tempo. Uso a luz como pincel para criar a imagem e a câmera como se fosse a tela para captar a imagem, transcendendo o registro de uma realidade e criando uma nova realidade na materialização imagética da inspiração, do sonho, em forma de imagem fotográfica. A fotografia é meu tapete voador!”

Oficina

A oficina Fotografia contemporânea: Reflexões sobre a experiência pretende trabalhar o processo criativo em fotografia a partir da aproximação com artistas que clicam/citam imagens já consagradas pela história da arte ocidental. Para tanto, serão traçados paralelos existentes entre fotografia e pintura na construção de obras contemporâneas, pensando o termo anacronismo e o referencial desde onde esse termo vem sendo usado no estudo das imagens da arte. Além desta abordagem, a oficina pretende estimular a prática artística no encontro de imagens e textos.

Serviço:

O quê: Exposições Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos e Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC

Abertura: 12 de dezembro de 2013, às 19h30min

Visitação: de 13 de dezembro de 2013 a 2 de fevereiro de 2014. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Conversa com os artistas: 16 de dezembro de 2013, às 19h.

Entrada gratuita

Oficina Fotografia Contemporânea: Reflexões sobre a experiência – 13 de dezembro de 2013, das 14h às 18h. Inscrições abertas pelo telefone (48) 3953-2324 – vagas limitadas.

 

Fonte: http://www.portaldailha.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s