Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Foto de imigrantes buscando sinal de celular vence World Press Photo

Imagem mostra africanos de Djibuti tentando captar sinal de celular.
John Stanmeyer ficou com o primeiro lugar do prêmio internacional de foto.

Do G1, em São Paulo

 

Fotografia de John Stanmeyer vencedora do World Press Photo 2014 (Foto: John Stanmeyer/VII for National Geographic/AP)
Fotografia de John Stanmeyer vencedora do World Press Photo 2014 (Foto: John Stanmeyer/VII for National Geographic/AP)

Uma foto de imigrantes africanos, com telefones estendidos para o céu na esperança de captar um último sinal de rede, ganhou o primeiro prêmio do mais importante concurso de fotojornalismo, anunciaram os organizadores do World Press Photo 2014.

A foto do americano John Stanmeyer, iluminada unicamente pela luz da lua e pelas telas dos celulares daqueles que estão prestes a procurar ‘uma vida melhor’, foi registrada em fevereiro de 2013 em uma praia em Djibouti, local de trânsito dos imigrantes vindos da Somália, Etiópia e Eritreia.

Djibuti é um ponto de parada para os migrantes que deixam países como a Somália e a Etiópia rumo à Europa e ao Oriente Médio. A imagem também ganhou o 1º prêmio na categoria Questões Contemporâneas.

O júri premiou 53 fotógrafos de 25 nacionalidades em 9 categorias. Os premiados foram conhecidos em uma coletiva de imprensa realizada na sede da World Press Photo em Amsterdã, nesta sexta-feira (14).

Alguns comentários dos jurados justificam a escolha da melhor foto do ano feita em 2013. “É uma foto que está ligado a tantas outras histórias que abre discussões sobre tecnologia, a globalização, a migração, a pobreza, o desespero, a alienação e a humanidade . É uma imagem muito sofisticada.. tão poética e ainda cheia de significado, transmitindo questões de grande gravidade e preocupações no mundo de hoje.” afirma Jillian Edelstein.

David Guttenfelder, membro do júri dos EUA escreveu sobre a escolha da imagem vencedora, “A foto é como uma mensagem em uma garrafa, é uma daquelas que vai durar para todos nós. As pessoas vão trazer suas próprias experiências de vida ao observarem a imagem.”

 

Veja todas as fotos vencedoras!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s