Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Rio ganha livro de fotos com poesia de Bandeira

Edição oferece passeio afetivo pela cidade sob visão estética e literária.
Olhares estrangeiros de poeta e fotógrafo foram unidos em projeto arrojado.

Daniel Silveira

Do G1 Rio

 

Eu vi o mar! Lírios de espuma / Vinham desabrochar à flor / Da água que o vento desapruma... (Foto: Benoit Fournier / Divulgação)
“Eu vi o mar! Lírios de espuma / Vinham desabrochar à flor / Da água que o vento desapruma…” (Foto: Benoit Fournier / Divulgação)

A dois dias do Rio completar 449 anos, a cidade ganha de presente um livro que junta poesia de um mestre e fotografia de qualidade. “A Cidade por Bandeira” (Editora Batel) une poemas de Manuel Bandeira e fotografias do francês Benoit Fournier para propiciar um passeio estético e literário pela Cidade Maravilhosa. O lançamento acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, na Livraria da Travessa, em Ipanema, Zona Sul.

Gueko Hiller, que assina a curadoria do projeto junto a Elza Kawakami, conta que o livro seria lançado no final de 2013, mas acabou sendo adiado. Ele diz que apresenta-lo ao público às vésperas do aniversário do Rio, comemorado em 1º de março, é uma feliz coincidência. “Exatamente quando a gente vê o rio com tantas urgências, é legal uma produção artística que trate a cidade também com complexidade, mas com um olhar afetivo”, conta o artista multiplataforma responsável pelo projeto gráfico da obra.

Confira algumas fotos e respectivos poemas que as acompanham no livro.

Minha grande ternura / Pelos poemas que / Não consegui realizar (Foto: Benoit Fournier / Divulgação)
“Minha grande ternura / Pelos poemas que / Não
consegui realizar” (Foto: Benoit Fournier / Divulgação)

A afetividade pelo Rio, explica Hiller, é destacada pelo olhar estrangeiro dos dois artistas cujos trabalhos compõem o livro. Manuel Bandeira era recifense e adotou o a capital fluminense para morar. Inúmeros de seus poemas foram inspirados pelas paisagens e cenas urbanas da cidade. Já o fotógrafo Benoit Fournier é francês e aportou no Rio em 2006 e se encantou com as belezas da cidade, que fotografa com esmero.

O projeto gráfico do livro, explica Gueko, foi concebido de forma a romper com a temporalidade. As 188 páginas não são numeradas, há páginas em branco “para descanso e reflexão do leitor”, conforme pontuou o artista, e os poemas não buscam legendar as fotografias, mas complementá-las ou expandi-las. “A ideia foi de o livro dar conta de tantas cidades vividas em uma mesma cidade”, ressaltou.

 (Foto: Editora Batel / Divulgação)
(Foto: Editora Batel / Divulgação)

O livro, que apresenta os poemas de Bandeira em português e inglês, chega às livrarias nesta quinta-feira (27) ao preço médio de R$ 100. Os curadores Gueko Hiller e Elza Kawakami, acompanhados pelo fotógrafo Benoit Fournier, irão autografá-lo no evento de lançamento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s