Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Fotos de Moda: um desafio a sensibilidade

Richard Avedon, fotos de moda, desafio, sensibilidade, domínio da técnica, fotógrafo de moda, uso da cor, efeitos da iluminação, criação de cenários adequação de roupas, ambientes, cursos fotografia de moda, focus, focus fotografia sp, escola focus, enio leite, melhores cursos de fotografia, melhores escolas de fotografia, cursos de photoshop, cursos de fotografia publicitária, cursos fotografia de moda,  noticias sobre fotografia, melhores escolas de fotografia Brasil, Melhores cursos de fotografia Brasil, cursos Vips de fotografia, cursos de fotografia profissional, cursos de fotografia a distancia EAD, fotografia focus são Paulo,  curso fotografo profissional, Fotografia Focus São Paulo, fotografia curso focus, fotografe melhor,    Fotografia, escolas de fotografias sp, cursos de fotografia sp, curso de fotografias sp, notícias sobre fotografia, curso fotografias, melhores curso de fotografias sp, melhores cursos de fotografias sp, melhor curso de fotografia SP,

Richard Avedon, fotógrafo norte-americano. um dos mestres de fotografia de moda, 1923-2004

Além de um perfeito domínio da técnica, o fotografo de moda precisa ter bons conhecimentos sobre o uso da cor, os efeitos da iluminação, a criação de cenários e a adequação das roupas aos ambientes. Mas, acima de tudo, ele deve possuir uma sensibilidade aguçada, para captar os momentos mais expressivos das modelos.

A moda passa por rápidas transformações – aliás, como tudo que se associa a ela: estilos, acessórios ou modos de vida, correspondendo aos desejos e as necessidades das pessoas, que são por sua vez realimentados pela própria moda. A fotografia de moda acompanha essas mudanças e procura ambientar cada traje num contexto que o favoreça. Assim, roupas mais sóbrias, que lembram o estilo militar da década de 50, são valorizadas num ambiente também sombrio e monocromático. Já o estilo descontraído e elegante da mulher da década de 80 foi enfatizado pelo cenário – cadeiras de palhinha, uma pequena mesa externa – que se associa a esse tipo de vida.

A melhor foto de moda é aquela que consegue transmitir emoção. Pelo menos, é com essa perspectiva, e sempre procurando se aproximar cada vez mais dela, que trabalham os mais famosos profissionais do mundo. Na verdade, pode parecer muita pretensão querer captar emoções numa foto exaustivamente preparada em estúdio, planejada numa agência e onde todos os detalhes são muito bem cuidados. Mas é exatamente nesse ponto que se percebe a diferença entre os fotógrafos convencionais e os realmente talentosos.

Fazer aflorar a personalidade da modelo e registrá-la através da fotografia é o maior desafio do fotografo de moda. Toda a preparação anterior, a escolha das modelos, a procura do melhor cenário, a utilização dos equipamentos mais adequados – tudo isso é uma espécie de preâmbulo para o momento em que o talento e a sensibilidade do fotografo vão aparecer.

Os grandes fotógrafos de hoje são os que conseguiram não apenas aprimorar esse talento, mas também deter o controle de todo o processo, desde a concepção da foto até o disparo do obturador.

Sobre o autor

Nosso objetivo é procurar manter esse local como referencia da fotografia contemporanea. É um espaço de utilidade publica, mantido por Enio Leite, para os alunos da Focus Escola de Fotografia e para os apaixonados pela arte fotográfica.. Todas as matérias são creditadas em conformidade com a Lei do Direito Autoral. Caso queira contribuir conosco, envie suas sugestões e links para cursos@focusfoto.com.br. Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico,fotoquímico, inventor e professor universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a Focus – Escola de Fotografia, instituição de ensino técnico e tecnológico.. No mesmo ano, suas fotos são expostas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez pela referida instituição como obra de valor artístico. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universita Degli Studi di Roma. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e inventor. Escritor publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na segunda edição. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: BBC/Brasil 25/01/2014)

 

Fonte: http://focusfoto.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s