Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

REFLEXOS PELO CAMINHO POR RENAN ROSA

O fotógrafo Renan Rosa, que já esteve por aqui no artigo “Sorrisos que iluminam”, traz mais uma série de fotografias, e nos mostra que para enxergar a beleza da vida basta ter um olhar um pouquinho mais demorado.

01_Buenos_Aires_Argentina.jpg © Renan Rosa, Buenos Aires, Argentina.

 

Na nova série intitulada “Reflexos do Mundo”, o fotógrafo mostra uma sequência de imagens de lugares, pessoas ou edifícios espelhadas em diversas superfícies. Olhando mais atentamente, podemos perceber os mais variados e belos detalhes que, geralmente, passam despercebidos. Com este olhar mais atento é possível capturar a beleza, a sensibilidade e a magnitude das coisas.

 

A sequência nasceu casualmente, há dez anos, em uma viagem do fotógrafo por Buenos Aires. Enquanto ele realizava um outro trabalho surgiu a oportunidade de fazer a primeira imagem nesta linguagem, e a partir disso – em todas as viagens que realizou – fez mais imagens no mesmo estilo. Ou seja, ter uma boa ideia para uma série fotográfica nem sempre vem de uma estratégia pré-estabelecida. Às vezes, dar vazão ao que uma imagem desperta em um momento específico traz a oportunidade de captar grandes fotografias. (Colocar a foto de Buenos Aires abaixo desse parágrafo).

 

02_Amsterdao_Holanda.jpg © Renan Rosa, Amesterdão, Holanda.

 

03_Coliseu_Roma_Italia.jpg © Renan Rosa, Coliseu, Roma, Itália.

 

O trabalho de Renan é bem diversificado, mas depois de 12 anos viajando ao redor do mundo e fotografando de tudo – ou quase tudo – duas linguagens estabeleceram-se em sua obra: o retrato e o reflexo. Os retratos capturados por ele são inspirados na obra de Steve McCurry, famoso por uma das fotografias mais belas do estilo, “A menina afegã”. Na série Sorrisos podemos perceber uma certa similaridade, principalmente pela forma com que ele consegue extrair das pessoas aquilo que elas transparecem de melhor, algo totalmente espontâneo e que imprime veracidade ao que enxergamos. No caso dos reflexos, não existiu nenhuma inspiração específica, ele apenas percebeu que aquela ideia poderia se tornar um ensaio com uma mensagem interessante. Desde então, anda pelo mundo com o olhar voltado para as pessoas e para os reflexos.

 

Durante todo esse tempo trabalhando, Rosa já deve ter visitado pelo menos uns 50 países pelo mundo. Em suas viagens busca agregar diversas linguagens, aproveitando os recursos e oportunidades do momento para produzir imagens para as vertentes mais expressivas dentro da Fotografia. Para ele, é essencial saber que nenhuma forma é definitiva. A mutação é constante, e essas mudanças trazem infinitas possibilidades para a criação.

 

04_Guilin_China.jpg © Renan Rosa, Guilin, China.

 

04_Hampi_India_02.jpg © Renan Rosa, Hampi, Índia.

 

Cenas extraídas de um cotidiano qualquer, da natureza, da vida noturna de um grande centro, de pessoas em momentos inesperados ou de reflexão. A série Reflexos é um convite à contemplação. Na realidade recriada pelo fotógrafo, podemos nos perder em devaneios ou encontrar a paz. Sensações que em um primeiro momento podem causar certo estranhamento, mas que nos levam a absorver toda a beleza impressa em apenas uma imagem. E se você quiser experimentar seus próprios cliques de reflexos mundo afora, Renan dá algumas dicas. “O tema, a densidade, a textura da superfície, o ângulo da captura e a forma com que a luz incide sobre o objeto ou pessoa fotografada são essenciais para criar uma boa imagem de reflexo”, diz. “Um olhar aguçado é indispensável, pois uma boa imagem de reflexo normalmente está fora do alcance dos olhares menos atentos”, finaliza.

 

Para conhecer mais do trabalho do Renan Rosa, visite seu site. Agradecimentos especiais ao fotógrafo por ceder as informações e as imagens que ilustram este artigo.

 

05_Hampi_India.jpg © Renan Rosa, Hampi, Índia.

 

06_Kowloon_Hong_Kong.jpg © Renan Rosa, Kowloon, Hong Kong.

 

07_Mysore_India.jpg © Renan Rosa, Mysore, Índia.

 

08_Pompidou_Paris_Franca.jpg © Renan Rosa, Pompidou, Paris, França.

 

09_Quelimane_Mocambique.jpg © Renan Rosa, Quelimane, Moçambique.

 

10_Sukhothai_Tailandia.jpg © Renan Rosa, Sukhothai Tailândia.

 

11_Varanasi_India.jpg © Renan Rosa, Varanasi, Índia.

Fonte: http://obviousmag.org

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s