Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

A relação entre cliente, fotógrafo e fotografia

O que norteia a percepção de valor por parte do cliente que lhe contrata? Que equação ele faz para decidir se lhe contrata?

 

Quais os motivos que levam você a contratar um fotógrafo? Preço? Valor? Localização? Qualidade? Confiança?

Este artigo é uma reflexão sobre alguns casos que têm acontecido comigo e talvez com mais fotógrafos e outros profissionais também.

Quando recebo um e-mail, mensagem ou ligação de alguém interessado em orçamento, a primeira sensação é de felicidade por ver que aquela pessoa tem interesse e vê valor em nosso trabalho, e depois, ansiedade, para que chegue o dia da produção das fotos. Porém, em alguns casos, a segunda sensação tem de ser adiada ou até mesmo não acontece por uma série de motivos.

Artigo Fotografia DG 1 500x332 A relação entre cliente, fotógrafo e fotografia

Sobre Clientes:

Entre vários tipos de clientes, existem os que pagam seu valor sem questionar, mesmo que isto tenha que ser feito com algum sacrifício; existem os que não questionam valor, mas preferem contratar o “mais barato”, nem ao menos agradecem sua atenção pelo orçamento enviado e saem satisfeitos, porque pra eles o mais importante é ter o que chamamos de “apertador de botão” apenas pra registrar aquele momento; existem também aqueles que podem pagar o seu valor, mas não o fazem porque não gostam do tipo do trabalho que você apresenta e, ultimamente, tive alguns (muitos) casos em que os clientes acompanham meu trabalho, me procuram, elogiam, entendem que é preciso dar valor à fotografia, mas ao solicitar um orçamento, percebem que “não tem grana” pra investir, acabam contratando outro profissional e, acreditem, muitos desses clientes acabam voltando a falar comigo dizendo que se arrependeu e que numa próxima oportunidade me contratarão.

Artigo Fotografia DG 2 500x332 A relação entre cliente, fotógrafo e fotografia

Sobre Fotógrafos:

Como não poderia ser diferente, também existem vários tipos de fotógrafos, os que trabalham por amor, os que trabalham por dinheiro, os que se acham fotógrafos, mas não saem do modo Automático da câmera, e por aí vai…

Há um tema recorrente na fotografia: “Existe um cliente para cada tipo de fotógrafo/fotografia” ou então “Você tem o cliente que você quer”. Quando comecei na fotografia, não concordava muito com isso, mas depois de passar por algumas situações e refletir um tanto sobre isso, concordo muito com esses dois temas.

“O que leva um cliente a contratar determinado fotógrafo?”

As respostas podem ser das mais diversas, mas pra quem dá o verdadeiro valor à arte e à fotografia, a mais completa é: o estilo da fotografia. Quando falo do estilo da fotografia, falo da própria produção fotográfica e aí então encontraremos alguns detalhes mais que essenciais: A técnica, a composição da fotografia, o comportamento do fotógrafo, a edição e a entrega do material (falarei um pouco disso em outros artigos). Pode parecer bastante simples, mas não é.

Na verdade, isso tudo está relacionado ao processo de maturação do fotógrafo e dos clientes também. Há que se entender e, depois, que fazer com que entendam que o valor da fotografia está, de fato, no que a grafia da palavra nos diz: escrita da luz. Não está nos programas de edição de imagem, na diagramação rebuscada e, muito menos, no fazer pelo dinheiro.

Artigo Fotografia DG 3 500x332 A relação entre cliente, fotógrafo e fotografia

Digo isso porque antes de começar a fotografar eu era assistente de fotógrafo e realizava serviços de diagramação de álbuns para alguns profissionais. Nessa época eu também já passei pelo processo de “excesso de edição”, fosse para agradar a clientes, para tentar estabelecer a minha própria clientela, ou por inexperiência (álbuns – que eu chamo de gibis – cheios de arabescos, montagens, mistura de cores, etc)

Sempre haverá um cliente para o seu produto, mas, para ter o cliente você quer você precisa oferecer o produto que o cliente quer e dá valor. Essa é a equação ideal.

Fonte: http://www.fotografia-dg.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s