Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Exposição revisita 100 anos da Leica que escolheu Famalicão para mudar o mundo

 

 

VILA NOVA DE FAMALICÃO – Há 100 anos a Leica revolucionou o conceito da fotografia ao criar a primeira máquina fotográfica portátil do mundo, a Leitz Camera, sendo ainda hoje uma marca de culto não só para profissionais, mas também para amadores apaixonados por fotografia. Vila Nova de Famalicão está intimamente ligada ao sucesso da marca desde 1973 porquanto, na única unidade fabril da marca fora da Alemanha, são produzidas as máquinas fotográficas mais perfeitas do mundo.

Para quem sempre sonhou conhecer e até experimentar os objetos de culto fabricados pela Leica eis que essa oportunidade está a chegar através de uma exposição que Vila Nova de Famalicão recebe em junho e que pretende assinalar o centenário da Leica e os 41 anos de presença da multinacional alemã no concelho famalicense.

Numa organização conjunta entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a própria Leica Portugal, a exposição vai estar patente ao público na Casa do Território, Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, entre 17 de junho e 20 de julho, para exibir alguns dos mais emblemáticos modelos de máquinas fotográficas, binóculos e miras produzidos em Vila Nova de Famalicão.

Paralelamente vão decorrer sessões de experimentação que pretendem proporcionar aos amantes da fotografia a possibilidade de testarem os equipamentos da Leica sob orientação de especialistas da empresa.

A exposição “100 anos Leica” está também pensada para descrever o processo de fabrico dos diferentes equipamentos da marca, que engloba três áreas: ótica, mecânica e montagem. Todas as Leica dependem ainda muito do trabalho manual, que é muito minucioso e sensível, pelo que não há duas máquinas iguais.

Entre os equipamentos em exposição merece especial destaque a primeira máquina fotográfica digital fabricada pela marca, a Leica S. O modelo R, que se lhe seguiu, também vai estar exposto. Além destes poderão também ser vistos exemplares mais antigos dos modelos analógicos Monochrom, M e MP. De resto, também os binóculos prometem atrair as atenções, com os modelos Geovid, Minas, Televid e Kompact.

Famalicão, um concelho com marca

A Leica é uma marca incontornável de Vila Nova de Famalicão, um concelho com marca. As Leica do mundo saem da fábrica famalicense, a única unidade da Leica fora da Alemanha. A dependência que a marca tem da unidade famalicense é total, pois cerca de 90% de uma máquina fotográfica é feita em Portugal.

Atualmente a Leica emprega mais de 800 pessoas, na sua maioria famalicenses, com elevado grau de experiência e competência. Cerca de 40 por cento dos trabalhadores estão na fábrica há mais de 20 anos. A multinacional alemã é assim um exemplo de aproveitamento do potencial humano do município. “É inegável o papel da empresa enquanto agente impulsionador da criação de emprego jovem e qualificado e da imagem positiva que empresta ao concelho famalicense, que é já o terceiro município mais exportador do país”, considera o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

Nos últimos anos a Leica registou um período de grande expansão. As novas instalações industriais, inauguradas em 2013, resultam de um investimento de 22,5 milhões de euros e vieram substituir a antiga fábrica, localizada na freguesia de Antas, também concelho famalicense, que já não correspondia às necessidades e ao potencial de crescimento da empresa. As novas instalações ocupam uma área de 52 mil metros quadrados, dos quais 13,6 mil metros quadrados são área de produção.

 

Fonte: http://local.pt

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s