Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Análise Sony Alpha 7: Full frame, compacta!

Sony Alpha 7 (9)

Hoje testamos uma das maiores inovações no mundo da fotografia nos últimos tempos. Quando se fala em máquinas Full-frame, pensamos em corpos grandes epesados. A Sony revoluciona com a sua nova A7. De corpo compacto e robusto, o sensor de elevadas dimensões está presente numa máquina completa e de uma qualidade assombrosa. Resta saber se justifica o preço que é pedido no mercado. Fique a saber na nossa análise.

Índice
Características e acessórios
Design
Desempenho
Veredito: Sony Alpha 7

Características e acessórios

Em termos de características, ficamos bastante satisfeitos com a nova máquina da Sony. O facto de ter wi-fi integrado e de interagir com a aplicação App Memories Mobile da Sony é uma mais valia. Lamentavelmente não tem flash incorporado mas se virmos o caso das full-frames DSLR, estas últimas também não o tem. Por outro lado, queria-se uma máquina compacta e terá que ser um acessório quase obrigatório nas nossas aventuras fotográficas.

Seguem as características principais da Sony Alpha 7:

caracteristicas

Design

Sony Alpha 7 (14)Em termos de design, podemos dizer que a Alpha 7 está muito bem conseguida. A inclusão do ecrã inclinável é bem vinda, porém sentimos falta de alguma flexibilidade do mesmo em algumas situações. Hoje em dia tem se optado mais por ecrãs rotativos, seria uma aposta ganha neste modelo.

Desde o primeiro momento que pegamos na máquina da Sony que sentimos toda a qualidade dos materiais que foram utilizados. É também impressionante todas as funcionalidades que se incluíram na Alpha 7 e mesmo assim não se sacrificou o tamanho. Com um sensor full-frame, módulo wifi, ecrã inclinável e todos os sensores de posicionamento GPS, esperava-se um tamanho mais elevado.

Sony Alpha 7 (8)As vantagens são mais que muitas. Ao termos um corpo mais reduzido, em caso de viagem iremos sem dúvida notar a diferença. No decorrer da análise fizemos uma viagem, em que todo o peso conta nas companhias Low Cost. Pouco mais pesa que uma compacta “normal” do mercado.

Desempenho

Sony Alpha 7 (7)E ligámos a nova Alpha 7 à corrente eléctrica para podermos fazer os primeiros disparos. Confesso que demorou um pouco mais do que estava à espera. Primeiro que a máquina ligasse, foi necessário esperar cerca de 10 minutos “agarrados” à corrente eléctrica. Mas finalmente acedemos ao menu de configuração.

A curiosidade em ver a qualidade com que as fotos em formato Full-frame iriam sair era imensa. Malas feitas, fomos rumo ao Aeroporto de Lisboa com destino a Bruxelas. Será o local escolhido para testar a Alpha 7 e esperamos conseguir tirar boas fotos com a nova menina da Sony.

Sony Alpha 7 (16)Primeiro que tudo quem compra uma máquina compacta espera qualidade a preço baixo e portabilidade. Quem procura uma Full-frame espera ter qualidade soberba mas sabe que o preço é sacrificado, bem como a portabilidade. E o que esperar de um misto destas duas ultimas? Foi o que tentámos descobrir.

Tem todas as características de uma compacta à excepção do flash. Poderia ter sido incorporado, para reduzir a necessidade de recorrer a acessórios externos para ter a nossa máquina completa. Sentimos bastante falta no decorrer da análise, quer em fotos com motivos pouco iluminados quer em outras que queríamos dar um toque mais artístico.

Sony Alpha 7 (12)Hoje em dia parece ser uma aposta ganha pelos fabricantes incluírem um ecrã que não seja fixo. Penso que a melhor solução no mercado não foi aplicada neste modelo. O ecrã inclinável não nos dá a mesma liberdade que o rotativo proporciona. Há certos ângulos, principalmente em fotos que não é utilizado o tripé, que este último seria o tipo de ecrã adequado.

Sony Alpha 7 (20)A lente incluída no kit que nos foi cedida é soberba. Com um motor de focagem ultra-silencioso, é também uma das lentes com a focagem mais rápida que analisámos no tecnologia.

Em termos de conectividade não poderíamos estar mais satisfeitos. Com a aplicação da Sony instalada no nosso telefone, a comunicação entre o mesmo e a Alpha 7 é quase intuitiva. Podemos utilizar o nosso terminal para comandar a câmara. Com um simples toque podemos ter o viewfinder em 5″ e efectuar um disparo remoto, sendo o limite a captação do sinal wi-fi.

Sony Alpha 7 (11)Esta é a máquina ideal para todos os aspirantes a fotógrafos e para os utilizadores avançados. Quer seja em modo automático ou em qualquer um dos outros disponíveis, os resultados estão sempre perto da perfeição.

Sentimos apenas que o viewfinder eletrónico, apesar de apresentar uma apresentação da área de disparo de cerca de aproximadamente 100%, o consumo de energia é bastante elevado. A vida útil da bateria fica reduzida a cerca de 300 disparos sem o uso do wi-fi e a 200 com a ligação sem fios ativa.

Em suma, qualidade, conetividade e exclusividade, são os adjetivos que atribuímos à Alpha 7.

 

Seguem algumas fotos que tiramos com a Sony Alpha 7:

Veredito: Sony Alpha 7

Esta é sem dúvida uma das câmaras mais potentes que experimentámos. A focagem ultra rápida e o seu reduzido peso são os pontos que chamam mais à atenção. O facto de ser full-frame num corpo tão pequeno surpreende mas confesso que seria de esperar mais qualidade final das imagens. O facto do view finder ser digital reduz a autonomia no geral. O preço reflecte a tecnologia full-frame mas não obtemos os mesmos resultados.

Pontos a favor:

  • Leve, rápida e potente
  • Focagem ultra rápida
  • Full-frame

Pontos contra:

  • Autonomia
  • Preço elevado

Aproveitamos para agradecer à Sony a cedência da unidades para testes e lembramos que a mesma se encontra à venda no mercado Português desde 1734,90€.

Segue a habitual galeria de fotos da Sony Alpha 7:

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s