Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

A MAGIA DO CÉU NOTURNO: CENÁRIOS QUE A POLUIÇÃO LUMINOSA ESCONDE

:

 

O vídeo e a galeria de imagens abaixo reúnem as fotos vencedoras do International Earth and Sky Photo Contest 2014 TWAN, o mais importante concurso mundial de fotografia dedicado à importância dos céus noturnos.

 

 

Por: Equipe Oásis

Video: Babak Tafreshi

 

Um mundo maravilhoso e quase desconhecido paira sobre nossas cabeças. Ele se ilumina e fica visível quando nos afastamos das luzes artificiais. É o mundo do céu noturno. O vídeo e a galeria de fotos abaixo mostram surpreendentes janelas desse universo imortalizadas num concurso fotográfico idealizado para a salvaguarda dos céus noturnos.

A beleza muitas vezes escondida da Via Láctea, as cores brilhantes das auroras boreais, a magia dos eclipses: todos esses eventos celestes, ocorridos nos últimos meses, é o que mostram as fotografias vencedoras do 4o TWAN, um concurso fotográfico internacional organizado pelo programa The World at Night em colaboração com o National Optical Astronomy Observatory e o Global Astronomy Month.

 

 

 

 

O principal objetivo da competição é mostrar a harmonia existente na relação entre o céu e a Terra, mais facilmente perceptível nas fotos de paisagens noturnas. O concurso também objetiva sensibilizar a opinião pública sobre a importância de se preservar a beleza dos céus estrelados, cada vez mais ameaçados, sobretudo nos centros urbanos, pela crescente poluição química e luminosa da atmosfera.

Para participar do concurso, centenas de fotógrafos provenientes de 55 países saíram à caça de janelas do céu estrelado, surgidas longe das luzes das cidades. Muitas vezes encontraram paisagens completamente livres de luzes artificiais. Outras vezes foi exatamente a interação do céu com outras fontes luminosas a proporcionar a foto perfeita. A galeria abaixo mostra algumas das mais espetaculares fotografias que participaram do concurso. Outras imagens, não menos belas, aparecem no vídeo.

 

 

 

 

Cegos pela luz

A maior parte das grandes cidades do mundo, hoje, não pode mais gozar do espetáculo das noites estreladas pelo fato de que difundiram a seu redor uma “redoma” de luz artificial que escurece e tapa a visão das fontes luminosas naturais. A excessiva iluminação artificial “apaga” as estrelas, interfere nas observações astronômicas, destrói os ecossistemas noturnos e exerce efeitos negativos sobre a saúde humana, além de constituir um evidente desperdício de energia elétrica.

 

Galeria de fotos:

 

 

 

 

1 Luz no céu

Vencedora absoluta do concurso, e primeira colocada na categoria “Against the Lights” (contraluz, referindo-se à poluição luminosa que obscurece a beleza do céu), esta foto é da italiana Giorgia Hofer. Foi tirada no dia 1 de janeiro 2014, na região do Passo Cibiana, Montanhas Dolomitas, Utália.

 

 

 

 

2 Sob um manto de estrelas

O primeiro prêmio na categoria “Beauty of the Night Sky” (a beleza do céu noturno) tocou a Luc Perrot, fotógrafo da Ilha Reunião, no Oceano Pacífico, por esta foto do Vulcão Piton de la Fournaise que repousa sobre um leito de nuvens e sob um manto de estrelas da Via Láctea.

 

 

 

3 Três belezas em uma única foto

O segundo lugar na mesma categoria é de Ben Coffman, fotógrafo de Portland, Estados Unidos, com esta fotografia tirada em fevereiro deste ano na costa norte do Oregon, em Hug Point.

 

 

 

4 Tudo é luz

Em uma noite clareada pela Lua e por algumas luzes artificiais, depois de muitos dias de mau tempo, a aurora boreal volta a surgir no céu da Noruega. A foto se intitula “Aurora refletida”, segundo classificada na categoria “Against the Lights”, e foi realizada pelo fotógrafo romeno Alex Conunel no vilarejo de Reine, uma aldeia de pescadores nas ilhas Lofoten, norte da Noruega.

 

 

 

 

5 Concentração de forças

Uma aurora boreal enfeita a sugestiva cascata islandesa de Kirkjufell. O contexto é iluminado apenas pela luz lunar. A foto foi escolhida porque encerra, numa pequena janela do universo, todas as forças da natureza.

 

 

 

 

6 Astronomia de pai para filho

O quarto lugar na categoria dedicada à beleza do céu noturno ficou para esta imagem feita pelo fotógrafo egípcio Ibrahim Elawadi, em novembro 2013, a cerca de 100 quilômetros do Cairo. A foto representa uma “transmissão de mensagem”, entre pai e filho. Ambos tomados pela paixão da observação celeste.

 

 

 

 

7 Luzes acima, luzes abaixo

Um quinta lugar foi atribuído a essa fileira de estrelas imortalizadas – em longa exposição – pelo australiano Phil Hart sobre os lagos de Gippsland, na província australiana de Victoria. Vê-se em amarelo o rasto da Via Láctea, e na superfície das águas pode ser observado o fenômeno da bioluminescência (emissão de luz por parte de organismos vivos, neste caso grandes bancos de plâncton).

 

 

 

 

8 No céu infinito

O espetáculo do céu invernal fotografado pelo iraniano Majid Ghohroodi acima e ao redor do lago salgado Maranjab, perto da cidade iraniana de Kashan. Terceiro classificado na categoria “Against the Lights”.

 

 

 

 

9 Neblina providencial

“A nevoa embaixo e as estrelas acima”, é o título desta foto, quarta classificada na categoria “Against the Lights”. Neste caso, a presença da névoa serviu para bloquear a reverberação das luzes da cidade e a permitir ao fotógrafo neozelandês Mark Gee imortalizar, numa única foto, a cidade de Wellington (Nova Zelândia) e a Via Láctea acima dela.

 

 

 

 

10 Estrada para o paraíso

Quinto lugar na categoria “Against the Lights” para Song Hongxiao, da China, que imortalizou nesta foto de longa exposição as fileiras de estrelas que se levantar da montanha sagrada Tai. O fotógrafo explicou que faz parte da tradição chinesa caminhar até o cimo dessa montanha para se ver o nascer do Sol e para orar. As luzes de centenas de peregrinos acompanham os traçados luminosos desenhados pelos astros.

Video: Stunning Night Sky Images: Earth & Sky Photo Contest 2014

 

Fonte: http://www.brasil247.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s