Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Exposição em Fortaleza exibe imagens inéditas de Lampião

Exposição apresenta imagens inéditas e inusitadas de Lampião.
São 60 fotografias do acervo particular de Silvio Frota.

Do G1 CE

'Iconografia do Cangaço' segue até quinta na Assembleia de Fortaleza (Foto: Divulgação)
Exposição reúne 60 fotografias do acervo particular
de Silvio Frota (Foto: Divulgação)

A exposição “Iconografia do Cangaço” segue até quinta-feira (10), no Memorial Deputado Pontes Neto, da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce), em Fortaleza. A exposição apresenta imagens inéditas e inusitadas de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e seu bando.

Entre as raridades, um cartão de visitas com fotografia na frente e mensagem no verso, escrito à mão e assinado por Lampião; volantes em pose oficial; e a dança de cangaceiros no meio do sertão.

São 60 fotografias do acervo particular de Silvio Frota, sendo mais da metade de autoria de Benjamin Abrahão, que fotografou e filmou o bando de Lampião com equipamentos e orientação de Adhemar Albuquerque, fundador da Abafilme. As outras fotografias foram feitas por Lauro Cabral de Oliveira, Pedro Maia, João Damasceno Lisboa, Pedro Uchoa, além de outros fotógrafos anônimos que conseguiram retratar momentos históricos do cangaço.

 

A exposição “Iconografia do Cangaço” é dividida em três etapas. Na primeira, expõe o cangaceiro com sua família, em Juazeiro do Norte, no Ceará, em março de 1926. Passa por registros de seu bando, entre 1927 e 1937; mostra a repressão, com a atuação das Volantes, milícias armadas criadas para combater o cangaço; e a morte de Lampião e integrantes do bando, com os corpos  e as cabeças decapitadas e expostas ao público como provas das capturas, em 1938. Há registros também da rendição de outros cangaceiros, em 1939.

O visitante vai encontrar, ainda, recortes com matérias sobre Lampião e seu bando, publicadas jornais da época. O Malce também exibirá o filme feito por Benjamin Abrahão do bando de Lampião, com duração de 11 minutos e 30 segundos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s