Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Fotógrafa cria personagem em forma de ovo para dar dicas de turismo

Ovolette é personagem da iniciativa ‘Curitiba é um ovo’, de Fran Machoski.
Na página do projeto no Facebook, Ovolette é até chamada de musa.

Thais Kaniak

Do G1 PR

Fran Machoski criou a personagem Ovolette, que dá dicas de lugares para se conhecer em Curitiba (Foto: Thais Kaniak / G1)
Fran Machoski criou a personagem Ovolette, que dá dicas de lugares para se conhecer em Curitiba (Foto: Thais Kaniak / G1)

Curitibanos e turistas agora têm uma nova fonte de dicas de turismo e lugares a se conhecer em Curitiba. Criação da fotógrafa Fran Machoski, de 29 anos, a Ovolette é um ovo – sim, um ovo – que passeia pela cidade e posa para fotos nos locais por onde passa. A personagem já está nas redes sociais e ganhou a simpatia dos internautas, sendo até chamada de diva. A Ovolette faz parte do projeto “Curitiba é um ovo”. A ideia surgiu enquanto Fran preparava um trabalho para o curso de fotografia que fazia.

“A professora pediu um ensaio fotográfico com ovos e deu duas regras: que não fizesse carinha nos ovos e que não quebrasse. Eu tive que procurar a expressão através da roupa, do cabelo. Foi difícil encontrar um formato”, diz. Fran conta que fez várias personagens, entre elas, um ovo bombado, até chegar à Ovolette. “Ela representa as blogueiras”, explica.

Paço da Liberdade, no Centro de Curitiba, foi um dos pontos turísticos já visitado por Ovolette (Foto: Fran Machoski)
Paço da Liberdade, no Centro de Curitiba, foi um
dos pontos turísticos já visitados por Ovolette
(Foto: Fran Machoski)

Brincar com a referência de que Curitiba é um ovo, como costumam dizer os moradores da capital paranaense, foi um objetivos da fotógrafa, mesmo ela não concordando com a expressão. “Eu quis fazer a associação literal do ditado que as pessoas ainda acham Curitiba uma cidade muito pequena. Eu acho que não, acho que ela é uma grande omelete porque tem pessoas de vários lugares, de vários estados, de países diferentes. Eu realmente queria brincar com a palavra, ilustrar a palavra”, afirma Fran.

A aventura de Ovolette lembra a do anão do filme francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. O anão, retirado do jardim do pai de Amélie Poulain, é fotografado em vários lugares ao redor do mundo em uma tentativa de fazer com que o pai da protagonista saísse de seu universo limitado.

“Fui com ela [Ovolette] a vários lugares, mas não achei que fosse passar de um ensaio. Como eu gostei e achei que tinha bastante material, resolvi lançar a página”, conta Fran. A página no Facebook foi lançada no fim de junho.

Até agora, Ovolette já postou os passeios que fez por alguns pontos tradicionais da cidade, como o Jardim Botânico, o Teatro Guaíra, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na Praça Santos Andrade, o Paço da Liberdade e o Museu Oscar Niemayer (MON). Fran ainda quer registrar a Ovolette em outros lugares clássicos. Depois, a ideia é de que ela passe a dar dicas de vida noturna, gastronomia e diversão.

Para acompanhar a Ovolette, a fotógrafa já pensa em outras personagens – ovos baseados em perfis encontrados em Curitiba. “Vou usar o ovo amarelo para representar pessoas de cores diferentes, e sempre mostrando lugares na própria cidade”, diz.

Personagem de 'Curitiba é um ovo' também já passou pelo Teatro Guaíra (Foto: Fran Machoski)
Personagem de ‘Curitiba é um ovo’ também já passou pelo Teatro Guaíra (Foto: Fran Machoski)
Ovelette tira foto em frente ao prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade (Foto: Fran Machoski)
Ovelette tira foto em frente ao prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade (Foto: Fran Machoski)

Ovelette é clicada em frente ao Museu Oscar Niemeyer (MON) (Foto: Fran Machoski)

Ovelette é clicada em frente ao Museu Oscar Niemeyer (MON) (Foto: Fran Machoski)
Ovolette posa para fotografia no Jardim Botânico (Foto: Fran Machoski)
Ovolette posa para fotografia no Jardim Botânico (Foto: Fran Machoski)
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s