Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Crianças com deficiência são tema de ensaios fotográficos de voluntários

Projeto Estrelinha, nascido em Curitiba, ‘quer mostrar crianças ao mundo’.
Trabalho já conta com a participação de 30 fotógrafos no Brasil.

Vanessa Fajardo

Do G1, em São Paulo

Manuela Paris foi clicada pelo Projeto Estrelinha em Curitiba (Foto: Viviane Bachega)Manuela Paris foi clicada pelo Projeto Estrelinha em Curitiba (Foto: Viviane Bachega)

Julia Rodrigues Gomes, do Rio de Janeiro, foi uma das "modelos" clicada pelo Projeto Estrelinha (Foto: Paula Ferreira Fotografia)Julia Rodrigues Gomes, do Rio de Janeiro, foi uma das “modelos” clicada pelo Projeto Estrelinha (Foto: Paula Ferreira Fotografia)

Um grupo de 30 fotógrafos voluntários em todo o Brasil participa do Projeto Estrelinha, que tem por objetivo fazer ensaios de crianças de zero a 12 anos com algum tipo de deficiência. As fotografias são realizadas gratuitamente e entregues em um DVD para o responsável.

Idealizado pela fotógrafa Viviane Bachega, de Curitiba, o Estrelinha nasceu em maio para “mostrar essas crianças para o mundo.” “Comecei a procurar fotos de crianças com deficiência na internet e vi que não havia muitas. Sei que os pais têm muitos gastos com escolas, tratamento e a fotografia acabava ficando um pouco de lá. A ideia é mostrar a beleza e alegria delas.”

Viviane Bachega, de 39 anos, criou o Estrelinha (Foto: Arquivo pessoal)Viviane Bachega, de 39 anos, criou o Estrelinha
(Foto: Arquivo pessoal)

Desde a criação do projeto, já foram mais de 75 ensaios pelo Brasil. Só Viviane, a idealizadora do trabalho, já fez mais de 20. Os registros são realizados em parques ou outros ambientes externos. Para participar, é necessário apenas marcar uma data com o fotógrafo.

“Os pais precisam ver como está a agenda do fotógrafo. No meu caso, me dedico ao projeto às terças e estou com a agenda cheia até novembro”, diz Viviane. Para ela, todos os ensaios foram especiais e não há um que marque mais do que o outro. “Todos têm uma história bonita por trás e nunca entro no mérito da deficiência da criança, sei que sempre é dolorido.”

Os fotógrafos que queiram aderir ao projeto precisam encaminhar o portfólio para Viviane. É necessário ser profissional, mas é preciso ter equipamentos muito sofisticados, basta “conseguir captar a essência das crianças”. “Há muita demanda e precisamos de mais fotógrafos para dar conta. Na Região Nordeste só temos dois, e um só no Rio Grande do Sul.” Os interessados podem entrar em contato pelo www.projetoestrelinha.com.br.

Gustavo Rodrigues, de Tucuruí (PA), também fez um ensaio fotográfico (Foto: Renata Ferraz)Gustavo Rodrigues, de Tucuruí (PA), também fez um ensaio fotográfico (Foto: Renata Ferraz)
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s