Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Fotógrafo paulista lança livro no qual retrata a carioquice em imagens

Ao todo, 111 fotos mostram aspectos típicos da vida na cidade.
Roberto Rosa quer fazer exposição para homenagear os 450 anos do Rio.

Alba Valéria Mendonça

Do G1 Rio

Fotos do livro "Rio" (Foto: Roberto Rosa/ Divulgação)
Fotos do livro Rio, mostra novo ângulo dos Arcos da Lapa (Foto: Roberto Rosa/ Divulgação)

Desde que chegou ao Rio, em 1977, o fotógrafo paulista Roberto Rosa se sentiu arrebatado pelas paisagens cercadas de montanhas da cidade. E mais ainda pela integração de seus moradores com o ambiente. Para retratar esse espírito carioca, Rosa lança no dia 11 de novembro o livro “Rio”, com fotos que prestam uma homenagem à carioquice.

Ao todo, são 111 fotos de um total de mais de dez mil cliques feitos ao longo de três anos. No livro, Rosa procura mostrar aspectos típicos da cidade e seus habitantes, como alegria, descontração e uma intimidade imensa com um cenário deslumbrante.

Veja a galeria de fotos do livro “Rio”.

“A vivência das pessoas com o Rio é diferente do que se vê em qualquer outro lugar do Brasil ou do mundo. Ultimamente, tenho viajado muito para São Paulo, onde a gente só vê prédio e casas, não tem morros, não tem montanhas. O Rio é diferente de outros lugares, porque não é uma cidade plana. A liberdade do olhar que a cidade permite me deixa extasiado”, disse Rosa.

Livro mostra novos ângulos e aspectos da vida no Rio (Foto: Roberto Rosa/ Divulgação)
Livro mostra novos ângulos e aspectos da vida no
Rio (Foto: Roberto Rosa/ Divulgação)

Em seu primeiro livro sobre a cidade, Rosa diz que procurou fugir do óbvio. Ou seja, de atrações como Cristo Redentor e praias, por exemplo. Mas não deixou de retratá-los.

“Os pontos turísticos estão lá, mas vistos por uma ótica diferente. Não dá para fugir deles. Mas procurei enfatizar mais mercados, feiras, rodas de samba, comunidades, morros, esquinas. Fui guiado por músicas que me levavam a esses lugares e queria mostrar as pessoas dialogando com esses ambientes”, detalhou o fotógrafo.

Rosa quer fazer de “Rio” um primeiro passo para uma exposição, provavelmente em 2015, para celebrar os 450 anos da cidade. O livro que tem curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran mostra o a vida na cidade desde o nascer do sol à explosão de fogos na noite de réveillon.

“A cidade é essa mistura de cariocas vindos de vários lugares do mundo, que encanta desde mestres da pintura e do desenho, como Debret e Rugendas, de séculos passados, que tão bem retrataram o cotidiano do povo. Inspirado neles, quis mostrar a beleza que existe aqui, no dia a dia, dessa alegria, desse jeito de viver, que muitas vezes a gente nem percebe: o espírito carioca”, definiu o fotógrafo.

O lançamento do livro será na Livraria Argumento, no Leblon, na Zona Sul do Rio, num ambiente bem carioca, com biscoito de polvilho e mate. O livro também será lançado em São Paulo, no dia 9 de dezembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s