Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Tirar fotografias da Torre Eiffel à noite pode dar multa

Se a imagem for captada durante o dia não há qualquer problema legal, mas uma fotografia noturna da Torre Eiffel, em Paris, pode ser considerada ilegal e resultar numa multa. Em causa está uma norma da União Europeia em vigor desde 2001.

A iluminação noturna do monumento é considerada, tecnicamente, uma obra de arte. Por isso, qualquer reprodução do símbolo francês precisa de autorização e pode ser considerada ilegal a partilha para uso comercial de fotografias da Torre Eiffel à noite nas redes sociais. No site oficial da Torre Eiffel é confirmado que o uso de fotografias está sujeito a algumas restrições. O pedido de autorização deve ser feito à “Société d”Exploitation de la Tour Eiffel”.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, as normas da União Europeia, que remontam a 2001, indicam que as fotografias de obras arquitetónicas em espaços públicos podem ser tiradas de forma gratuita, mas a cláusula é opcional e países como Itália, Bélgica e França optaram por não seguir essa indicação.

Muitos edifícios em toda a Europa estão protegidos por copyright. Na Roménia, Bulgária ou Eslovénia é permitido tirar fotografias de edifícios públicos, desde que as imagens não sejam vendidas. No Reino Unido, Holanda ou Alemanha, os turistas podem tirar e compartilhar fotografias de edifícios públicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s