Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Vida dos ribeirinhos da Amazônia em exposição fotográfica de Maurício de Paiva em São Paulo

A mostra gratuita “Alaridos – Jogo dos elementos” fica no Sesc Itaquera até  30 de abril

por Suzana Camargo – Planeta Sustentável
Alaridos - Jogo dos elementos

Toda a força e diversidade das raízes e tradições dos povos da Amazônia são reveladas pelas lentes deMaurício de Paiva. Em Alaridos – Jogo dos elementos, em exposição no Sesc Itaquera, em São Paulo, o fotógrafo mostra os caboclos-ribeirinhos em meio à paisagem da floresta e a jogos corporais ligados a festejos, lendas e à arqueologia.

São 32 fotografias que retratam a vida destas pessoas em regiões dos estados do Amapá e Pará (seus estuários do rio Amazonas com 340 km), Amazonas e Acre. Sobretudo em ilhas, foz de rios, beiras, reservas extrativistas, interiores e a parte atlântica – oriental da bacia amazônica.

Maurício de Paiva é fotojornalista e colaborador da National Geographic Brasil. Publicitário de formação, é também documentarista. Ganhou 4 Prêmios Abril de Jornalismo. Muitas das imagens da exposição fazem parte de seu livro, lançado no ano passado, Futebol na Amazônia – imagem e alarido, da editora DBA.

“Alaridos – Jogo dos elementos” é parte integrante da mostra Amazônia Mundi, que acontece no Sesc Itaquera continuamente desde 2013. O catálogo da exposição de Maurício de Paiva tem design e arte deCristina Veit, ex-diretora de arte e editora de fotografia da National Geographic Brasil.

Os textos da mostra são de Juan Esteves, dos habitantes caboclos moradores/extrativistas e do arqueólogo da USP, Eduardo Góes Neves, que escreve: “Caboclos amazônicos não têm ascendência indígena, são descendentes nordestinos que foram trabalhar com a borracha no século 19. Com o fim deste ciclo, estes migrantes, misturados aos descendentes dos índios, ocuparam as beiras de rios e lagos. Isso gera um hibridismo para receber algo que vem de fora, o jogo de bola. O diferente é a Amazônia: o rio, as locomoções, a noite inteira de festa, e não o futebol em si. A utopia positiva do Brasil é a miscigenação.”

A exposição fotográfica tem entrada gratuita e vai até 30 de abril.

EXPOSIÇÃO ALARIDOS – JOGO DOS ELEMENTOS

Quando: De quarta a domingo, 09h30 às 16h30 até 30 de abril

Onde: Sesc Itaquera, Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera – SP

Quanto: entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s