Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Faça fotos incríveis com sua GoPro com dicas simples e fáceis

por JULIANA PIXININE
Para o TechTudo

 

Que a GoPro é capaz de tirar fotos incríveis todo mundo sabe, mas a câmera exige uma certa prática. Com o tempo, conhecendo melhor sua capacidade, os usuários acabam conseguindo cliques melhores e mais diferentes. Pensando em facilitar isso, criamos um tutorial com cinco dicas para tirar fotos incríveis com a sua action cam. Todas as fotos foram feitas com uma GoPro HERO 3+ Black Edition, mas as dicas valem para os demais modelos.

 

GoPro Hero 3+ (com marca d'água) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Algumas dicas simples podem te ajudar a fazer fotos incríveis com a GoPro (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Filtros

Muitos não sabem, mas é possível dar um upgrade na sua GoPro com diversos tipos de filtros, como as lentes oficiais da marca que destacamos na lista de acessórios. Tem os modelos especiais para mergulho, por exemplo, que corrigem os tons do fundo do mar e deixam as suas fotos com cores mais vibrantes.

A primeira foto foi tirada com a lente normal, já a segunda, com um óculos escuros na frente da lente (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)
A primeira foto foi tirada com a lente normal, já a segunda, com um óculos escuros na frente da lente (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Porém, se você não quiser desembolsar mais para isso, brinque com acessórios e crie um filtro para as suas fotos com objetos do dia a dia. Óculos escuros, por exemplo, podem proporcionar efeitos interessantes nas imagens, deixando-as com um aspecto diferente, um filtro natural, sem necessidade de manipulação depois.

Brinque com os ângulos

A GoPro é uma câmera com uma lente grande angular de 170º, o que provoca o conhecido como efeito “olho de peixe” nas fotos. Sendo assim, brinque com os ângulos, seja criativo e fuja do óbvio, buscando criar imagens diferentes do que as demais câmeras são capazes de fazer. Aproveite que a câmera é compacta e cabe nos mais diversos lugares e procure ângulos inusitados.

Brinque com os ângulos e explore sua criatividade  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)
Brinque com os ângulos e explore sua criatividade (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Na praia, por exemplo, experimente colocar a câmera “encaixada” na areia, ou então faça um castelo de areia por cima da GoPro e veja as fotos incríveis que pode conseguir. O mesmo pode ser feito na grama, “camuflando” a câmera ali para conseguir um ângulo inusitado. Pode ser também em cima de uma árvore, na coleira do cachorro, presa na roda do skate ou onde mais você quiser. As possibilidades são infinitas, basta deixar sua criatividade te levar.

Paus de selfie

Para conseguir cliques incríveis com a sua câmera, use e abuse dos “paus de selfie”, os suportes para a GoPro. Eles permitem que você tire uma foto de si mesmo no estilo “point of view”, ou ponto de vista, que simulam a visão do usuário. São ideais para fazer registros em lugares abertos, algum ponto turístico, fotos com várias pessoas, mergulhos, ou praticando algum esporte.

 

Use e abuse do "pau de selfie", mas não esqueça de buscar sair do óbvio para garantir fotos diferentes (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)
Use e abuse do “pau de selfie”, mas não esqueça de buscar sair do óbvio para garantir fotos diferentes (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Fuja do óbvio e, em vez de ter a câmera sempre apontada para frente, como numa reta, coloque com a visão de cima, ou de baixo. Brinque e explore sua criatividade. Porém, apesar dos bastões e suportes serem essenciais, vale lembrar que as pessoas devem se posicionar o mais próximo possível da cena. Sendo assim, não se afaste mais que o necessário para pegar o quadro que quiser registrar. É preciso se adaptar a essa diferença da câmera com lente “olho de peixe” para conseguir as melhores imagens.

Fotos embaixo d’água

Tirar fotos embaixo d’água, seja no mar ou em uma piscina, é comum entre os usuários da GoPro, que devem estar acostumados a ver as fotos embaçando ou com gotículas de água, sendo descartadas depois. Para evitar que a lente embace, você pode comprar as pastilhas anti-embaçamento oficiais da marca ou, se preferir, pode tentar fazer em casa com tiras de papel, colocando na parte lateral e na inferior da câmera, dentro da caixa protetora.

As fotos com parte dentro d'água e parte fora costumam ficar bem legais e diferentes  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)
As fotos com parte dentro d’água e parte fora costumam ficar bem legais e diferentes (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Para evitar que gotículas de água fiquem na lente e atrapalhem suas fotos, existem duas dicas muito simples: uma é passar um fina camada de hipoglós na lente (só a lente da caixa à prova d’água, não na lente da própria câmera). Outra segunda, que pode ser um pouco desagradável, é lamber a lente da câmera e depois passar água nela. A saliva ajuda a evitar que a água se acumule na lente e crie gotículas. Na água, também vale brincar com ângulos e tirar fotos “meio a meio”, com metade da imagem dentro d’água e a outra parte, fora.

Posicione de acordo com a luz

Para obter fotos incríveis com a GoPro, é importante saber se posicionar de acordo com a luz disponível, o que influencia diretamente no resultado final da sua imagem. Preste atenção para não fazer sombra no que está sendo fotografado, deixando o objeto mais escuros. Pois, caso isso aconteça, a câmera irá ler uma área mais escura e, para compensar, irá clarear ou até estourar a imagem.

As duas fotos foram tiradas no mesmo lugar. Porém, a primeira saiu clara demais por causa posição da luz disponível (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)
As duas fotos foram tiradas no mesmo lugar. Porém, a primeira saiu clara demais por causa posição da luz disponível (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Ainda, nos modelos mais recentes da GoPro, você tem a opção de identificar o ponto principal a ser fotografado, o que é perfeito para quando desejar registrar o que está mais nos cantos. Porém, mesmo assim, vale ficar sempre ligado na quantidade da luz e posição do sol, praticamente uma “caça à melhor fotografia”.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s