Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Câmera GoPro não liga? Entenda o porquê e aprenda a solucionar

Se a sua GoPro não liga, existem algumas possibilidades para isso estar acontecendo, desde falha na bateria ou no cartão SD, até mesmo defeito da câmera. Preparamos este tutorial para ensinar você a solucionar alguns possíveis motivos para essa questão. Os testes foram feitos com uma câmera GoProHERO 3+ Black Edition, mas os procedimentos são os mesmos para qualquer HERO 3 e HERO 3+.

 problema pode ser a câmera travada. Tire todos os acessórios, cartão e bateria, reinsita a bateria e tente ligar a GoPro novamente  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Tire todos os acessórios, cartão e bateria, reinsira a bateria e tente ligar a GoPro novamente (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Câmera travada

Um dos motivos mais comuns para a sua GoPro não ligar é a câmera estar travada. Para solucionar esse problema, é muito simples. Primeiramente, remova quaisquer acessórios, como Bateria BacPac e LCD Touch, além da bateria da câmera e do cartão microSD. Reinsira somente a bateria e pressione o botão para ligá-la. Caso funcione, o problema era de travamento e agora a sua GoPro já está pronta para entrar em ação.

Cartão SD defeituoso

Remova o cartão SD da GoPro e formate-o no computador  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Remova o cartão SD da GoPro e formate-o no computador (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Caso a primeira dica não dê certo, um outro motivo para a câmera não ligar pode ser por problemas provocados por um cartão SD defeituoso. Para saber se essa é a causa e tentar solucioná-la, é necessário fazer a formatação do cartão no computador. Vale ressaltar que isso apagará todos os dados contidos nele até o momento, portanto, certifique-se de salvá-los antes. Após formatar o cartão, insira-o novamente e tente ligar a câmera. Caso consiga, o problema era do cartão e sua GoPro já está pronta para ser usada novamente.

Problemas com a bateria

A luz vermelha de LED na frente da câmera precisa acender para certificar que está carregando a bateria (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo))A luz vermelha de LED na frente da câmera precisa acender para certificar que está carregando a bateria (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Se ainda assim sua GoPro não ligar, remova e reinsira novamente a bateria e carregue sua câmera com um cabo USB no computador, ou utilizando um dos carregadores oficiais da marca. Não tente ligar a câmera enquanto ela estiver carregando. Você deverá ver a luz LED vermelha acesa na frente da câmera para se certificar de que ela esteja carregando. Assim que a luz se apagar, desconecte a câmera do USB e tente ligá-la. Se funcionar, o problema era a bateria descarregada.

Qual é o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

Caso a luz vermelha não acenda, tente outro cabo ou fonte USB, ou outro carregador da action cam. Se o erro persistir, procure algum conhecido que tenha a mesma câmera para te emprestar a bateria para um teste. Se a sua GoPro funcionar com a outra bateria, é porque a sua estava defeituosa e a saída é comprar outra bateria. Vale consultar se ainda estava na garantia para trocá-la.

Se a luz traseira estiver baixa, remova e reinsira a bateria para ligar a câmera  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Se a luz traseira estiver baixa, remova e reinsira a bateria para ligar a câmera (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Se mesmo após ter a bateria carregada, a câmera continuar não ligando (caso a sua seja uma HERO 3/HERO 3+), dê uma olhada no LED vermelho na parte traseira da câmera. Se a luz estiver baixa, remova e reinsira a bateria e tente ligar a câmera. Mas, paciência, você pode precisar fazer isso até 10 vezes para a GoPro voltar a funcionar.

Suporte técnico

suporteEm último caso, entre em contato com o suporte técnico da GoPro (Foto: Reprodução/GoPro)

Em último caso, se depois de ter feito todos esses procedimentos a sua GoPro não ligar, provavelmente sua câmera está com defeito. Para solucionar este problema, entre em contato com o  suporte técnico oficial da marca.