Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Descubra como ajustar a sua GoPro para um modo ‘manual’

por JULIANA PIXININE
Para o TechTudo

Entre as características de destaque dos modelos mais recentes da GoPro está o Protune. Mas muitos não sabem para o que serve o recurso, ou sequer que ele existe. Pensando nisso, preparamos um tutorial para explicar o que é o Protune e como ele funciona nas câmeras HERO 3, HERO 3+ e HERO 4.

GoPro Hero 4 Black (Foto: Luciana Maline/TechTudo)GoPro Hero 4 Black é um dos modelos da câmera compatíveis com o Protune (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O que é o Protune

O Protune é um modo da câmera para aqueles que apreciam a qualidade da imagem e preferem personalizar seus registros. Com ele, o usuário pode ajustar manualmente o balanço de branco, exposição e nitidez, além de poder manipular a cor e o ISO limitado das configuração padrão da câmera. Ainda, ele possui recursos que ajudam os fotógrafos profissionais na pós-produção, permitindo que tenham mais flexibilidade na hora de fazer ajustes mais detalhados.

Como usar

O Protune pode ser ativado de duas maneiras diferentes, pela própria câmera ou pelo aplicativo GoPro App, para smartphones e tablets.

Através da câmera

Passo 1. Ligue a câmera e pressione o botão frontal até aparecer o ícone da ferramenta. Em seguida, pressione o botão superior.

Pressione o botão frontal até aparecer o ícone da ferramenta (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Pressione o botão frontal até aparecer o ícone da ferramenta (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 2. Pressione o botão superior em “Capture Settings”.

Pressione o botão superior em 'Capture Settings' (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Pressione o botão superior em ‘Capture Settings’ (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 3. Pressione o botão frontal até aparecer “Protune”, então aperte o botão superior para ativar a função.

Aperte o botão superior para ligar a função Protune (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Aperte o botão superior para ligar a função Protune (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 4. Com o Protune ligado, selecione “WB” com o botão superior para ajustar o balanço de branco. Você pode selecionar entre 3000K, para uso em luz quente, como incandescente ou durante o pôr-do-Sol, 5500K, para uso em luz ligeiramente fria, como fluorescente fria ou luz do dia e 6500K, para uso em luz fria, como em tempo nublado. Você também pode optar por “CAM RAW”, sem compensação.

Selecione "WB" para ajustar o balanço de branco (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Selecione “WB” para ajustar o balanço de branco (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 5. Depois, aperte o botão superior em “GoPro Color” para escolher entre a cor padrão da câmera ou “Flat”, que captura mais detalhes em sombras e realces.

Selecione "GoPro Color" para ajustar a cor (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Selecione “GoPro Color” para ajustar a cor (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 6. Em seguida, pressione o botão superior em ISO para definir entre 6400, com maior ruído da imagem, 1600, com ruído moderado e 400, com ruído de imagem reduzido.

Selecione “ISO” para escolher entre 6400, 1600 e 400 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Selecione “ISO” para escolher entre 6400, 1600 e 400 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 7. Depois, selecione o ícone quadriculado para ajustar a nitidez. Você pode escolher entre “High” (Alta), para um registro ultranítido, “Medium” (Médio), para nitidez moderada e “Low” (Baixo), para nitidez mais suave, que permite maior flexibilidade na pós-produção.

Selecione o nível de nitidez (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Selecione o nível de nitidez (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 8. Por fim, ajuste a exposição, cujo alcance varia de -2 a +2, em incrementos graduais de 0,5. Vale ressaltar que a compensação de exposição afeta o brilho do seu vídeo, pois seu ajuste fornece uma correção manual para ambientes com luz contrastantes.

Selecione o ajuste de exposição, entre -2 e +2 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Selecione o ajuste de exposição, entre -2 e +2 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Quando quiser retornar às configurações iniciais da câmera, basta ir novamente no ícone da ferramenta, selecionar o Protune e desativar o recurso.

Através do GoPro App

Passo 1. Abra o GoPro App e, em “Camera Settings”, clique no ícone da ferramenta.

Em Connect & Control, clique no ícone da ferramenta (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Em “Connect & Control”, clique no ícone da ferramenta (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 2. Em “Protune Advanced Settings”, deslize a tecla para a direita para ativar o recurso. Em seguida, você pode editar a exposição na mesma tecla, deslizando a tecla entre -2 e +2.

Passo 3. Em seguida, edite o balanço de branco e a cor.

Edite o balanço de branco e a cor (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine) (Foto: Edite o balanço de branco e a cor (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine))Edite o balanço de branco e a cor (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 4. Por fim, ajuste o ISO e o nível de nitidez.

Ajuste também o ISO e a nitidez (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Ajuste também o ISO e a nitidez (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Para retornar às configurações iniciais, basta deslizar a tecla para a esquerda em “Protune Advanced Settings”.