Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

GoPro Hero 3+ Black ou Sony Action Cam? Veja qual câmera se sai melhor

por JULIANA PIXININE
Para o TechTudo

 

As action cams são as câmeras da moda do momento, por seus recursos, conectividade e portabilidade. Porém, além da GoPro, mais famoso modelo da categoria, a Sony também lançou sua versão para competir. Será que vale a pena? Comparamos a GoPro HERO 3+ Black e a Sony Action Cam HDR-AS15para procurar responder a essa pergunta. Confira:

Comparativo GoPro Hero 3+ e Sony Action Cam (Foto: Arte/TechTudo)GoPro Hero 3+ ou Sony Action Cam, quem se sai melhor? (Foto: Arte/TechTudo)

Design e Portabilidade: Empate

Ambas as câmeras possuem design compacto, mas tem suas diferenças. Enquanto aGoPro mais se parece com uma câmera fotográfica, o modelo da Sony lembra mais uma filmadora. No quesito peso aSony ganha por pouco, já que pesa 65 g, nove a menos que 74 g da adversária. Já a GoPro supera em dimensão, mas por pouco, já que possui 5,84 x 3,93 x 0,20 cm, contra 5 x 8,2 x 2,45 cm da concorrente.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Caixa da Sony Action Cam HDR-AS15 suporta até 60 metros embaixo d’água (Foto: Anna Kellen/TechTudo) (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Outra semelhança fica por conta da quantidade de botões, dois em cada uma. Todas as funções são executadas por botões de Liga/Desliga (Start/Stop) e Prev./Next, localizados nas partes traseira e lateral, no modelo da Sony, e superior e frontal, no caso da GoPro.

Tanto a GoPro quanto a Sony Action Cam têm como um dos grandes destaques a portabilidade, já que as duas podem caber até mesmo no bolso de uma calça, fazendo com que seja fácil de levá-las para qualquer lugar. Como uma ganha no peso e outra na dimensão, é justo dar empate nesse quesito.

Recursos: GoPro Hero 3+ Black

Os dois modelos são voltados para registros ao ar livre e são ideais para registrar a prática de esportes radicais, sendo recomendados para mergulhadores, surfistas, alpinistas e esportistas em geral que desejam criar imagens incríveis durante suas atividades. Ambas possuem uma lente grande angular de 170º produzindo o efeito de olho de peixe que, no caso da GoPro, pode ser reduzido.

GoPro Hero 3+ (com marca d'água) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)GoPro ganha da concorrente nos recursos disponíveis (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Enquanto a GoPro possui resolução de até 12 megapixels, a Sony possui apenas 2 megapixels, deixando bastante a desejar. Ainda, ela filma MPEG4-AVC/H.264, enquanto a GoPro permite filmar em Full HD ou até mesmo 4K. Por fim, a GoPro ainda possui o recurso Protune, um modo “manual” para a câmera.

Conectividade: GoPro HERO 3+ Black

Um dos destaques dos dois modelos é a possibilidade de conectá-las ao smartphone por meio do Wi-Fi embutido. Cada câmera possui um aplicativo especial, GoPro App ePlayMemories Mobile, ambos disponíveis para dispositivos com Android ou iOS, permitindo controlar a câmera remotamente.

O controle remoto faz com que a GoPro ganhe em conectividade (Foto: Divulgação/GoPro)O controle remoto faz com que a GoPro ganhe em conectividade (Foto: Divulgação/GoPro)

Nos dois casos, os aplicativos servem tanto para visualizar e transmitir fotos capturadas para a memórias dos gadgets, quanto para alterar as configurações da câmera e controlá-la. Ainda, a possibilidade de ver as imagens pela tela do celular na mesma hora, diminui a falta de um visor e a necessidade de comprar a tela extra vendida separadamente, em ambos os modelos.

Até então, seria mais um quesito no qual os concorrentes empatariam. Porém, a GoPro sai na frente da adversária por um motivo: o controle remoto. Além do app, a câmera possui conectividade com o controle remoto, mais portátil que um smartphone, mas que também permite controlá-la.

Desempenho: GoPro HERO 3+ Black

Com exceção de ambientes com pouca luz, nos quais o modelo da Sony deixa a desejar, como dito anteriormente, a câmera apresentou desempenho satisfatório. Já em lugares iluminados, o contraste às vezes fica um pouco exagerado. O modo câmera lenta impressionou pela qualidade, sendo um ponto positivo do modelo.

Porém, em relação às fotos, a câmera mostrou-se limitada, já que só permite escolher entre 5, 10, 30 ou 60 segundos, enquanto a GoPro dá mais várias opções de intervalo de tempo, além de permitir tirar apenas uma foto de cada vez. Além dessa versatilidade, a GoPro também ganha na qualidade dos vídeos, que pode ser considerada quase perfeita. Nas fotos, apresenta falhas de desempenho em ambientes com pouca luz.

As duas câmeras vêm com uma caixa à prova d’água, mas a GoPro se sai melhor que a adversária por dois motivos principais. Um deles é que a action cam da Sony embaça facilmente, sendo necessário abri-la para desembaçar. Imagina fazer isso durante um passeio de Jet Ski? Complicado. Outro motivo é que ela não permite mudar de modo quando a câmera está na caixa. Ou seja, se você está filmando e quiser fotografar, terá de abrir a caixa, o que pode ser bastante desastroso em alto mar.

Comparativo mostra melhor desempenho da GoPro (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Comparativo mostra melhor desempenho da GoPro (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Ainda, a bateria é um ponto positivo em ambos os modelos, já que garante horas de gravação sem que seja preciso recarregá-la a todo momento. A GoPro ainda possui uma bateria extra vendida separadamente para quem não quer correr o risco de ser pego desprevenido.

Acessórios: GoPro HERO 3+ Black

As action cams são conhecidas por terem diversos acessórios capazes de melhorar seu desempenho e proporcionar imagens ainda mais incríveis, e ambas as câmeras possuem. Ambos os modelos vêm com um kit junto com a câmera. A Sony Action Cam vem acompanhada por bateria recarregável, caixa à prova d’água, cabo USB, suportes adesivos, fivela de encaixe e suportes plano e curvo.

O kit que vem com a GoPro HERO 3+ Black é bastante parecido, mas além da bateria, suportes e caixa à prova d’água, também conta com o controle remoto. Porém, apesar do pacote que vem junto na hora da compra ser parecido, a GoPro ganha em quantidade e variedade de acessórios que podem ser comprados à parte.

Enquanto a Sony HDR-AS15 possui poucas opções de suporte, como para capacete e flutuador, além de película anti-embaçamento, a GoPro possui uma enorme diversidade de complementos. São filtros de mergulho, uma enorme variedade de suportes e muito mais, até mesmo uma case que permite gravar vídeos em 3De, é claro, os “paus de selfie” da câmera. Por esse motivo, é ela quem vence essa batalha.

Preço e disponibilidade: Sony Action Cam HDR-AS15

Ambas as câmeras já foram lançadas no mercado brasileiro, mas a diferença de preço entre elas é enorme. Apesar da GoPro ter anunciado o início da sua fabricação no Brasil e, com isso, ter baixado o preço dos modelos, a HERO 3+ Black custa R$ 1.699, ainda muito mais do que os R$ 999 do modelo da Sony.

Action Cam da Sony é bem mais barata que a GoPro (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Action Cam da Sony é bem mais barata que a GoPro (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Porém, lembre-se que a GoPro é mais cara, mas apresenta um desempenho muito melhor. Se os problemas da câmera da Sony não te incomodarem, vale a pena investir, caso contrário, avalie se não vale a pena investir um pouco mais para comprar a câmera com maior qualidade.

Qual é o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

Conclusão: GoPro HERO 3+ Black

Apesar da action cam da Sony ser uma boa câmera, é nítida a superioridade da GoPro, de forma geral. Vencedora em quase todos os quesitos, a câmera é realmente a melhor da sua categoria. A maior desvantagem do modelo vencedor é o seu preço bastante salgado, o que pode ser um empecilho para quem deseja comprar a câmera.

De qualquer forma, a concorrente apresenta um nível satisfatório, sendo uma boa opção para quem deseja uma câmera de ação e desejar desembolsar o mínimo possível para isso. Caso faça questão da GoPro e puder gastar um pouco mais, não irá se arrepender, pois o investimento valerá a pena.

Tabela de Especificações das câmeras de ação GoPro Hero 3+ e Sony HDR-AS15 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de Especificações das câmeras de ação GoPro Hero 3+ e Sony HDR-AS15(Foto: Arte/TechTudo)

 

Anúncios