Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

REVIEW SONY HDR-AS15

A HDR-AS15, a Action Cam da Sony, é um modelo voltado aos esportistas com Wi-Fi embutido. À prova d’água, neve, lama e pó, a filmadora Full HD causa uma boa primeira impressão e seu preço sugerido é de R$ 999.

A HDR-AS15 é uma filmadora Full HD da Sony destinada aos praticantes de esportes radicais. Feita para encarar qualquer aventura, a Action Cam possui Wi-Fi integrado e funciona em até 60 metros embaixo d’água. Confira o review completo e veja se vale a pena investir na concorrente da GoPro.

Design e Recursos

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Sony Action Cam HDR-AS15 é leve e fácil de carregar (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Ao pegar a câmera pela primeira vez, o seu tamanho e peso impressionam. Com 5 cm x 8,2 cm x 2,45 cm, a HDR-AS15 cabe na palma da mão. O peso de 660 g também proporciona conforto e bom manuseio.

Existem poucos botões no corpo, o que acelera o aprendizado dos comandos. As funções são realizadas através do botão de Start/Stop na parte traseira e Prev/Next à direita. O botão principal é grande o bastante para ser localizado mesmo com o equipamento no capacete. Ao mexer nas funções do equipamento, ele emite um som bem alto e, surpreendentemente, não há a opção de desativá-lo. Isso incomoda bastante.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)As funções são feitas através do botão de Start/Stop na parte traseira (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

O monitor é pequeno, mas nada que atrapalhe o uso. A tela LCD serve apenas para ajudar com os menus e não para visualizar o conteúdo. Para ver as imagens e o Live View, o usuário pode baixar o aplicativoPlayMemories Mobile para Android e iOS, mas falaremos dele mais adiante.

Há a opção de Hold para bloquear os botões e evitar possíveis toques não intencionais. Ao abrir a tampa de baixo, o usuário encontra a conexão mini USB, a saída mini HDMI e a entrada de microfone externo. Já a bateria e o micro SD (não incluso no kit) ficam no compartilhamento ao lado do corpo.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Conexões de entrada e saída do gadget (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Mesmo dentro da caixa estanque à prova d’água, o design do aparelho continua agradando. O estojo, que resiste a até 60 metros de imersão na água, também oferece proteção contra neve, lama e pó. Um aspecto muito negativo a ser ressaltado é que os botões não são acessíveis através da caixa à prova d’água.

Com isso, se a pessoa mergulhar na água no modo de filmagem e quiser trocar para fotografar será necessário voltar à superfície, retirar a caixa e só então acessar o menu. Em nossos testes, esse foi um dos maiores defeitos da Action Cam. Ao fotografar no mar, por exemplo, existe um grande risco de a câmera escorregar ao retirá-la do estojo.

Características

A Action Cam da Sony é recomendada para surfistas, skatistas, ciclistas, mergulhadores, snowboarders e esportistas em geral que querem gravar ou fotografar toda a ação nos mínimos detalhes. Para não perder nada, ela é equipada com a lente Carl Zeiss Vario-Tessar, com ângulo amplo de 170°.

O sensor é um Exmor R CMOS que, segundo a fabricante, filma em boa qualidade mesmo em condições de pouca luz. Em nossos testes, no entanto, ele decepcionou. Em lugares pouco iluminados, as imagens e vídeos ficaram com ruídos perceptíveis, além perder a nitidez.

Em comparação com a GoPro, a Sony FDR-AS15 deixa a desejar na qualidade da imagem (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Em comparação com a GoPro, a Sony HDR-AS15 deixa a desejar na qualidade da imagem (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Utilizamos a câmera em um passeio de Jet-Ski com o mar agitado e, mesmo assim, os vídeos não ficaram tremidos, o que agradou muito. Graças ao recurso SteadyShot, a HDR-AS15 estabilizou as imagens e não desfocou mesmo em movimento.

É possível escolher entre uma escala de cinco modos de gravação, desde Full HD 1080p até HD Super Lento, que grava a 120 frames por segundo.  Há modos de gravação para todos os gostos e ambientes: resolução mais baixa, alta resolução, imagem HD em câmera lenta (2x), HD super lenta (4x) e, por último, a resolução padrão.

Desempenho

Em geral, o desempenho da Action Cam foi satisfatório. Como citado anteriormente, ela deixa a desejar em ambientes com pouca luz. Em compensação, em lugares iluminados os vídeos ficam com cores impressionantes e bem realçadas. O azul do céu foi intensificado de tal modo que, em algumas partes da gravação, ficaram com o contraste exagerado. Testamos ainda o modo câmera lenta e gostamos muito do resultado. Neste modo, entretanto, o áudio é sacrificado e é necessário um espaço maior no cartão de memória para armazenar os vídeos.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Em lugares bem iluminados, as imagens ficam com um contraste um tanto exagerado (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Já em relação às fotos achamos a câmera limitada. Ela possui modo de fotografia com intervalos de tempo de 5, 10, 30 ou 60 segundos. Não é possível tirar apenas uma foto de cada vez e isso deixa muito a desejar. Em geral, as imagens ficam boas, mas depende bastante da iluminação do local.

Em condições ideais de luz, a câmera desempenha o seu papel consideravelmente bem. Porém, algumas fotos ficam com contrastes exagerados, além de alguns ruídos perceptíveis.

A bateria foi uma grande surpresa. Usamos a Action Cam um dia inteiro, entre vídeos e fotos, e ela aguentou bem, só foi necessário carregá-la no fim do dia. Ela acompanha um cabo USB e não vem com carregador externo, o que pode ser um ponto negativo para quem não tem um computador por perto.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)A HDR-AS15 possui recurso de Wi-Fi integrado (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Por fim, há um bem-vindo recurso de Wi-Fi gratuito. Existe um modelo parecido com a AS15, porém sem Wi-Fi, a Sony HDR-AS10. Não recomendamos, mesmo sendo mais em conta, porque o recurso de Wi-Fi habilitado é muito útil. Para utilizá-lo, é preciso baixar o aplicativo PlayMemories Mobile, mencionado anteriormente. Com ele, o usuário pode passar as fotos da câmera para o celular, além de ser possível controlá-la remotamente.

Isso quer dizer que fica disponível a opção Live View no smartphone, ou seja, você pode visualizar ao vivo tudo o que a câmera vê. Além disso, há a possibilidade de usar o dispositivo móvel para iniciar e parar a gravação, alterar as configurações de resolução e modos de gravação.

Na água

Utilizamos a filmadora da Sony um dia inteiro na água da praia e percebemos alguns defeitos que devem ser levados em conta na hora da compra.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)A câmera funciona a até 60 metros de profundidade (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Como citado anteriormente, não é possível trocar o modo dentro da caixa à prova d’água. Usamos a câmera em modo de filmagem em um passeio de jet-ski e, depois de algum tempo, mudamos para fotografar. Imagine a situação: em alto mar, com as ondas batendo, o jet-ski mexendo e sendo necessário abrir a caixa para trocar a função. Muito complicado e arriscado. Confira o vídeo:

Além disso, após aproximadamente uma hora de uso, a lente começou a embaçar. Isso mesmo: precisamos abrir a caixa diversas vezes para o ar entrar e desembaçar a lente. As fotos e vídeos ficam com uma péssima qualidade nestas horas. Para resolver o problema, existe uma película anti-embaçamento que é vendida separadamente.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Após algum tempo de uso, a lente começou a embaçar (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Acessórios

O kit da Sony Action Cam é consideravelmente completo. Entre os acessórios fornecidos, há a bateria recarregável, um cabo USB, a caixa estanque à prova d’água e bandeja de bateria. Ela ainda acompanha suportes adesivos. Há uma fivela de encaixe, um suporte adesivo plano e um curvo.

Os surfistas podem ficar despreocupados, pois a caixa traz um kit surfe. Ele contém um suporte de inclinação, dois suportes adesivos flexíveis e, ainda, dois cabos de segurança. Contudo, sentimos falta de um carregador externo que é vendido separadamente. Existem itens que podem ser comprados depois, dependendo da sua necessidade, como um suporte para a cabeça, suporte para bicicleta e um adaptador com tela LCD.

Sony Action Cam HDR-AS15 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)A Action cam da Sony vem com diversos acessórios, e ainda possui outros que podem ser comprados separadamente (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Custo-benefício

A Sony HDR-AS15 passa uma boa primeira impressão. Durante o uso, no entanto, há uma série de pequenos problemas que a faz perder pontos frente à concorrência. Apesar de a qualidade de vídeo satisfatória, ela peca ao capturar imagens com ruídos e contrastes exagerados. A câmera passou com louvor no teste à prova d’água, porém a lente embaça e ela não disponibiliza o acesso às funções dentro da caixa estanque.  Já o Wi-Fi embutido é, com certeza, um aspecto positivo a ser levado em conta.

O modelo já está à venda no mercado brasileiro pelo preço sugerido de R$ 999. Dito isso, recomendamos que uma pesquisa seja feita para avaliar se existem opções mais vantajosas no mercado. Se os erros que encontramos não afetarem o seu propósito de uso, então a compra pode valer a pena.

Tabela configurações Sony HDR-AS15 (Foto: TechTudo/Arte)Tabela configurações Sony HDR-AS15 (Foto: TechTudo/Arte)