Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

Saiba como reduzir o efeito de ‘olho de peixe’ na GoPro

por JULIANA PIXININE
Para o TechTudo

As câmeras GoPro são famosas pela sua lente grande angular de 170 graus, provocando nas imagens o efeito conhecido como “olho de peixe”, responsável pelas capturas pelas quais a action cam é conhecida. A vantagem é que isso proporciona às imagens um campo de visão mais amplo, porém, em alguns casos, você pode preferir que os registros não tenham essa distorção. Pensando nisso, preparamos um tutorial para ensinar a reduzir e até remover o efeito “olho de peixe” na GoPro. Confira:

Isso pode ser feito de duas maneiras diferentes. Na própria câmera, onde as imagens já passam a ser feitas sem o efeito, ou no software GoPro Studio, que te permite corrigir os registros e deixá-los como quiser.

Pela própria GoPro

Se você optar por fazer isso através da própria câmera, não será possível remover, mas apenas reduzir um pouco o efeito de distorção. Os testes foram feitos com uma GoPro HERO 3+ Black, mas o mesmo procedimento vale para os modelos HERO 2, HERO 3, HERO 3+ e HERO 4.

Passo 1. Ligue sua câmera e pressione o botão frontal até aparecer o ícone da ferramenta, e então selecione com o botão superior. Quando você fizer isso, o primeiro item que vai aparecer são as configurações atuais da câmera.

Altere as configurações da sua câmera para reduzir a distorção (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Altere as configurações da sua câmera para reduzir a distorção (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 2. Pressione novamente o botão superior. São as configurações deste item que você irá precisar alterar.

Pressione o botão superior para alterar as configurações (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Pressione o botão superior para alterar as configurações (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 3. No primeiro item, onde está escrito “RES”, pressione o botão superior para alterar.  Aperte o botão superior até a opção 1080p.

Selecione 1080p nas configurações da GoPro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Selecione 1080p nas configurações da GoPro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 4. Voltando para a tela anterior, pressione o botão frontal duas vezes, até chegar em “FOV” e, então, pressione o botão superior. Ali, escolha “Medium”, para 127 graus ou “Narrow”, para 90 graus. Pronto, agora você já pode fazer registros com o “olho de peixe” reduzido.

Qual é o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opiniões no Fórum do TechTudo

Selecione "Medium" para 127º ou "Narrow", para 90º (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Selecione “Medium” para 127º ou “Narrow”, para 90º (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Pelo app GoPro Studio

Se você não está satisfeito com apenas reduzir o efeito “olho de peixe” mudando as configurações da câmera, você tem a opção de removê-lo completamente de suas imagens.

Passo 1. Baixe e instale o GoPro Studio. Abra o software e clique em “Import new files”.

Baixe e instale o GoPro Studio para poder remover o olho de peixe da GoPro (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Baixe e instale o GoPro Studio para poder remover o olho de peixe da GoPro (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 2. Selecione a imagem que deseja alterar e clique em “Advanced Settings”.

Selecione a imagem e clique em Advanced Settings (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Selecione a imagem e clique em “Advanced Settings” (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 3. Selecione “Remove Fish Eye” nas configurações avançadas.

Marque Remove Fish Eye para eliminar esse feito da imagem selecionada (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Marque “Remove Fish Eye” para eliminar esse feito da imagem selecionada (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Pronto. Agora você já sabe como reduzir ou remover o a distorção ”olho de peixe”.