Fotografia de Casamentos, Gestantes, Books, Aniversários, Festas, Feiras e muito mais…

PASSEIO EM ÁGUAS ESCONDIDAS

Dia de Céu claro e Sol maravilhoso, hora de reunir os amigos e colocar as motos para rodar. Foi em 05-05-2013 que o Moto Sapiens Moto Clube resolveu fazer um passeio nas Águas Escondidas que em Tupi quer dizer Niterói, fazendo um passeio pela orla seguindo em direção ao Parque da Cidade e depois a Fortaleza de Santa Cruz.

Niterói é um município do estado do Rio de Janeiro. Sua população é de aproximadamente 476 mil habitantes e sua área é de 131,8 km². A qualidade de vida no município está entre as mais elevadas do país (terceiro lugar dentre 5.600 municípios) [1], de acordo com os padrões da ONU.

No ano de 1555Villegagnon, através de informações precisas da ocupação portuguesa do norte do Brasil dada pelos Tamoios, dominou toda a Baía de Guanabara e instituiu a colônia francesa da França Antártica. A região era muito evitada pelos portugueses por causa da resistência dos nativos locais.

Aproveitando-se da ausência de Villegagnon, Mem de Sá, governador-geral do Brasil, resolveu invadir a Guanabara e tomar posse da região, no ano de 1560. Com uma expulsão quase que total dos franceses de Henriville, o interior do atual Niterói foi ocupado rapidamente pelos fugitivos. Assim, Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, que continuara com o comando da guerra, recorreu à ajuda do cacique de uma tribotupi, o Arariboia (que quer dizer “cobra feroz”).

Já em Niterói, após admirarmos a vista maravilhosa que possui a orla marítima, seguimos em direção ao Parque da Cidade, que em sua subida possui curvas sensacionais que se assemelham as Serras Catarinenses.

O Parque da Cidade é uma Área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90 m², foi inaugurado em 21 de Setembro de 1976. No local existe uma fonte natural. Possui um mirante e dele pode-se ter uma visão panorâmica das Lagoas de Piratininga e Itaipu; das Praias de Piratininga, Itaipu e Camboinhas, dos bairros de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí entre outros, da Baía de Guanabara, em toda a sua extensão e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar.

Avista-se também a cidade do Rio de Janeiro com alguns de seus bairros e a Ponte Rio – Niterói. O Parque é muito freqüentado pelos praticantes de vôo livre que encontram duas rampas para a prática deste esporte. Estação Ecológica do Parque da Cidade (Lei Municipal 459 de 11/03/83 – Lei Orgânica (04/04/90), art. 323, Inciso VIII e art. 18 do Ato das Disposições Transitórias – 149.388,90 m²)

ESTRADA DA VIRAÇÃO – SÃO FRANCISCO
Tel: 2610.3157 – 0800.2827755
Visitação:
De domingo à domingo das 9:00 às 18 horas.
Horário de verão fechamento: às 19:00 horas.
Lojinha: das 9:00 às 17:00 horas.

Após alguns momentos de contemplação logo começaram as “pilhas” quem vai voar? E totalmente pilhados Marcelo (Integrante do Moto Sapiens) e sua esposa Baixinha resolvem voar de Parapente, descrevendo ao final ser uma sensação maravilhosa e uma das melhores de suas vidas.

E como resultado dessa experiência maravilhosa, recomendamos os Instrutores de Voo, Natan tel. 7867-4461 www.facebook.com/natan.azeredo e Ciro Gomes tel. 8871-0734 e-mail: ciroanimau@gmail.com .

É óbvio que nesta hora o amor dos integrantes do M. S. Foi testado, pois ficaram esperando o retorno para o almoço, e o amor foi tão grande que todos aguardaram o retorno para almoçar no Restaurante Siri, localizado na Av. Quintino Bocaiúva 653 Charitas tel. 21-2610-6652, o qual recomendamos.

De lá partimos para A Fortaleza de Santa Cruz. Aliás nos séculos de 1600 até1800Niterói se manteve numa grande linha de estabilidade. A Vila Real da Praia Grande esteve centralizada no atual centro, abrangendo uma área que hoje corresponde ao Centro, o Bairro de Fátima, o bairro de São Lourenço e Gragoatá. Além dessa pequena região, os niteroienses construíram a Fortaleza de Santa Cruz, a primeira fortificação erguida em volta da Baía da Guanabara, do ano de 1555. Veio recebendo melhorias, como a ampliação para o interior do morro e o crescimento de prisões e canhões.

Um dia excepcional, de muitas vistas deslumbrantes, acrescidas de muitas risadas, boas brincadeiras e muitas fotos, um dia para se ter na memória.

Texto: Marcelo Campos
Fotos: Tony Cavalcanti

Uma resposta

  1. Pingback: PASSEIO EM ÁGUAS ESCONDIDAS | Moto Sapiens MC

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s